▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄ ⟶
Não é fácil, para quem olha de fora, compreender todas as argumentações em jogo a respeito da crise política no Brasil e os esforços para depor sua presidente, Dilma Roussef, que venceu as eleições há apenas 18 meses, com 54 milhões de votos. A melhor maneira de entender a verdadeira natureza antidemocrática do que está acontecendo, no entanto, é olhar para a pessoa que os oligarcas brasileiros e suas organizações de mídia tentam empossar como Presidente: o Vice-Presidente Michel Temer, implicado em corrupção, extremamente impopular e servo fiel dos plutocratas. Dessa forma, torna-se claro o que realmente está acontecendo e porque o mundo deveria estar profundamente angustiado.
O chefe do New York Times no Brasil, Simon Romero, entrevistou Temer esta semana, e assim começa seu excelente artigo:
RIO DE JANEIRO – Uma pesquisa recente mostrou que apenas 2% dos brasileiros votariam nele. Ele está sob suspeita por conta de um depoimento que ligou seu nome a um enorme escândalo de propina. E uma alta corte da justiça decidiu que o Congresso deve considerar a abertura de impeachment contra ele.
O Vice-Presidente do Brasil Michel Temer está se preparando para assumir o Brasil no próximo mês se o Senado decidir depor a Presidente Dilma Roussef em julgamento.
Como alguém, em pleno domínio da razão, pode acreditar que o sentimento anti-corrupção é o que move os esforços da elite para depor Dilma, quando estão empossando alguém com acusações de corrupção muito mais sérias que as da Presidente? É uma farsa evidente. Mas há algo ainda pior.
A terceira pessoa na linha de sucessão presidencial, depois de Temer, foi apontada como um corrupto descarado: o fanático evangélico e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (à direita). Foi ele quem encabeçou os procedimentos do impeachment, embora tenha sido descoberto, no ano passado, por enviar milhões de dólares oriundos de suborno para contas no Swiss Bank, depois de ter mentido ao Congresso quando negou que possuía qualquer conta em bancos estrangeiros. Quando Romero perguntou a Temer sobre sua postura diante de Cunha uma vez que assumisse o poder, ele respondeu assim:O Sr. Temer defendeu a si mesmo e seus principais aliados que estão sob uma chuva de acusações no esquema. Ele expressou apoio a Eduardo Cunha, o infame líder da Câmara que está chefiando os esforços do impeachment no Congresso, dizendo que não pediria a renúncia a Cunha. O Sr. Cunha será o próximo na linha de sucessão presidencial se Temer sair.
Isso demonstra, por si só, a farsa que está ocorrendo aqui. Como disse meu parceiro, David Miranda, hoje pela manhã em seu editorial no Guardian: “Está claro que a corrupção não é a causa dos esforços para depor a duas vezes eleita presidente; na verdade, a corrupção é um mero pretexto”. Em resposta, as elites da mídia no Brasil vão argumentar (como fez Temer) que, uma vez que Dilma seja impedida, os outros políticos corruptos serão certamente responsabilizados, mas eles sabem que isso não é verdade: e o alarmante apoio de Temer a Cunha deixa isso claro.
De fato, reportagens indicam que Temer planeja nomear, como Advogado Geral da União – cargo chave do Governo na investigação da corrupção – um político especificamente indicado por Cunha para o cargo. Como explica o editorial de Miranda, “o verdadeiro plano por trás do impeachment de Dilma é terminar com as investigações em andamento, e portanto, proteger a corrupção, não puni-la.”
Há, no entanto, mais um motivo vital na base de tudo isso. Veja quem vai herdar o controle da economia e das finanças do Brasil uma vez que a eleição de Dilma seja anulada. Duas semanas atrás, a agência Reuters reportou que a primeira escolha de Temer para chefiar o Banco Central é o presidente do Goldman Sachs no Brasil, Paulo Leme. Hoje a Reuters reportou que “Murilo Portugal, o chefe do mais poderoso lobby da indústria bancária do Brasil” – e um antigo executivo do FMI, “surgiu como um forte candidato a assumir o Ministério da Fazenda se Temer tomar o poder.” Temer também disse que vai implementar a austeridade para a população do Brasil que vem sofrendo: ele “pretende reduzir o tamanho do governo” e “cortas os gastos.”
Em uma teleconferência de resultados na sexta-feira com executivos do JP Morgan, o CEO do Banco Latinoamericano de Comércio Exterior SA, Rubens Amaral, explicitamente descreveu o impeachment de Dilma como “um primeiro passo para a normalização do Brasil” e disse que se o novo governo Temer implementar as “reformas estruturais” que a comunidade financeira deseja, então “definitivamente haverá oportunidades.” As notícias sobre os preferidos de Temer para as indicações aos cargos sugerem fortemente que o Sr. Amaral – e seus colegas plutocratas – ficarão satisfeitos.
Enquanto isso, as organizações de mídia dominantes como Globo, Abril (Veja), Estadão – profundamente discutidas no editorial de Miranda – estão virtualmente unidas no apoio ao impeachment – como em No Dissent Allowed – e têm incitado os protestos de rua desde o início. O que isso revela? Os Repórteres sem Fronteiras publicaram ontem seu Ranking de Liberdade de Imprensa de 2016, e o Brasil aparece em 103° lugar, por conta da violência contra jornalistas, mas, também, por causa deste importante fato: “A propriedade dos meios de comunicação continua muito concentrada, especialmente nas mãos de grandes famílias ligadas à indústria que são, muitas vezes, próximas da classe política”. Não é evidente o que está acontecendo aqui?
Então, em resumo: as elites financeira e midiática do Brasil fingem que a corrupção é a razão para remover a presidente eleita duas vezes, enquanto conspiram para instalar e empoderar as figuras políticas mais corruptas do país. Os oligarcas brasileiros terão êxito em tirar do poder um governo de esquerda moderada que ganhou quatro eleições consecutivas, supostamente representando os pobres do país, e estão literalmente entregando o controle da economia brasileira (a sétima maior do mundo) ao Goldman Sachs e os lobistas da indústria bancária.
A fraude que está sendo levada a cabo aqui é tão barulhenta quanto devastadora. Mas é o mesmo padrão que vem sendo repetidamente observado ao redor do mundo, particularmente na América Latina, quando uma pequena elite trava uma guerra , em seu próprio interesse e proteção, contra os fundamentos da democracia. O Brasil, quinto país mais populoso do planeta, tem sido um exemplo inspirador de como uma jovem democracia pode amadurecer e prosperar. Mas agora, essas instituições e princípios democráticos estão sendo agredidas pelas mesmas facções financeiras e midiáticas que suprimiram a democracia e impuseram a tirania neste país por décadas.
Tradução por Erick Dau
Os EUA e a Direita sempre estiveram subvertindo contra os governos Lula-Dilma. Mas EUA tambem tem uma “esquerda falsa” ativa na America Latina para uma guerra desde dois frentes : Sovocar os governos esqueridistas desde a direita e desde a ultra-esquerda falsa (conhecido na Bolivia e Ecuador como “izquierda falsa” e denunciada pelos Presidentes Morales y Correa. Os “protestos” nas ruas contra Dilma foram concebidos em Maio 2011 pelo “Comite da Copa” : Agentes brasileiros de ONGs estrangeiras e agentes da “esquerda falsa alema”. Os protestps comezaram em 2012 “contra a Copa” – mais o CPdoB pedia os seus esquerdistas nao protestar. 2013 foi decidico em Berlim/Alemanha pela “esquerda falsa” uma ofensiva contra o governo de Dilma na Primaveira 2014: ATE A PRIMAVEIRA 2014 A DIREIT NAO TINHA PRESTADO NAS RUAS ! Os nomes do agentes de “esquerda falsa alema” e seus “parceiros” no Brazil, Bolivia, Ecuador estao conhecidos. Agora na Venezuela o governo de Madura esta numa luta critica contra a Direita – a tambem contra a “esquerda falsa” (operacion : “anti-arco-mineiro” .
AZEVEDO PEREIRA POLITICO – Apesar das conotações relatadas, não temos saída, a não ser fazer como se faz quando se degusta um gomo de uma mexerica. a saber gomo por gomo. isto é, tirarmos o PT, depois tirarmos o PMDB, depois outros que vierem, até quando a índole do povo brasileiro corrupto, seja sanada duma vez e, ai teremos um povo sem o DNA da corrupção que esta conetada no caráter da formação do povo em si!
Uma vez com uma nova geração de uma nova índole, formada pela educação do sofrimento diário, com leis severas na legislação brasileira, que ao meu ver tenha que ser pela ressocialização educacional prisional, passando pela prisão perpétua até pela pena de morte – uma mandamento de amor, para com os ratos políticos, pois ratios não se guarda na ratoeira!
O mundo já enxerga como um golpe. Não há mais retorno. A democracia brasileira é uma piada saída da boca de congressistas poderes. Ou se reconsidera esse absurdo de Impeachment sem base legal ou essa geração saberá de verdade o que é instabilidade política no país. até agora foi ensaio. O que esse corruptos irresponsáveis que se aproveitam da população que quer o fim da corrupção querem implementar no país é golpe, simplesmente porque o programa que eles defendem não nenhuma eleição. Por que o medo de eleições gerais? Estupram a constituição para forjar um impeachment sem base legal e acham antidemocrático eleições?? É isso mesmo? O Partido da Mobilização DEMOCRATICA Brasileira é contra eleições? Um golpe sem militares, mas tão golpe quanto o que resultou na morte de Vargas, no exílio de Jango e no impedimento do retorno de JK. As oligarquias, os industrialistas, a mídia e o setor financeiro não aceitam um governo popular. Incompetência não é matéria de Impeachment. Crime é matéria de Impeachment, e nesse caso sequer há consenso jurídico. Incompetência se derruba nas urnas. O Neo liberal do Macri é legitimo pq ganhou nas urnas, aqui Temer sequer merece respeito pq quer calar as urnas. Só as urnas unirão esse país novamente, ou preparem-se para uma Olimpíada catastrófica no Rio de Janeiro, aguardem as manifestações.
O pior é que há uma campanha do tipo “comece por você” para tornar todos os brasileiros cúmplices das grandes roubalheiras que vem sendo feitas no Brasil pela classe política aliada à classe empresarial, ambas cleptoplutocratas. Obviamente, são patrocinadas pelas as empresas envolvidas em Operações da Polícia Federal, conhecidas como Zelotes (Gerdau, RBS, Bradesco, entre outras), Lava jato (OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, entre muitas outras), outras não investigadas como as contas de 8000 brasileiros com grana no HSBC. Isto tudo sem mencionar os interesses estrangeiros envolvidos, que patrocinam aos manipuladores nacionais. Pena dos que acreditam nestas campanhas.
https://luizmullerpt.wordpress.com/2015/04/03/hsbc-e-zelotes-atingem-coracao-da-direita-no-pais/
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/04/lista-mostra-74-investigados-na-zelotes-e-inclui-empresas-e-partido-politico-diz-jornal-4730867.html
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-assombroso-silencio-no-brasil-em-torno-do-escandalo-hsbc/
http://www.ocafezinho.com/2015/02/13/midia-esconde-brasileiros-guardavam-20-bilhoes-no-hsbc/
http://noticias.uol.com.br/album/2014/12/04/veja-alguns-dos-maiores-escandalos-de-corrupcao-do-brasil.htm#fotoNav=1.
http://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/305893529/operacao-zelotes-deu-cavalo-de-pau-a-justica-e-para-todos
http://www.tijolaco.com.br/blog/zelotes-corrupcao-na-receita-era-tecnico-empresarial/
http://www.tijolaco.com.br/blog/rbs-pega-na-operacao-zelotes-tem-gavea-de-arminio-fraga-como-socia/
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/o-que-a-globo-nao-divulgou-no-caso-panama-papers.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Panama_Papers
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160407_americanos_paraisos_fiscais_lgb
http://asalasecreta2015.blogspot.com.br/2015/12/documentario-bombastico-quem-patrocina.html
Sr glenn esta pessimamente informado.eu vi sua entrevista c lula. O sr foi manipulado ou comprado qualquer brasileiro minimamente informado sabe q nao vai trocar todos os politicos corruptos de uma vez max sim alguns por vez. E estamos so no começo. Qto a dilma não responder por corrupção. Veja que ela foi presidente do conselho de adm ds petrobras justamente no ato da compta de passadena. E so nao esta condenada porque as investigações estão atrazadas…..Ou melhor veja a reportagem do John Oliver este sim esta muito melhor informado e transmitr a noticia sem imparcialidade. O sr e uma vergonha para o jornalismo.
Sr. Cláudio,
Além das suas flagrantes dificuldades com a ortografia da língua portuguesa, vergonhosa é a sua dificuldade cognitiva.
Dear Glenn
It´s very important that we have you down here with eyes open to the facts and keeping your commitment with freedom and democracy strong as it was in the pass. Thank You very Much. I am just passing way your articles and page to my US friends that are also commited with the same values.
You are doing a great job ! Us you can see it´s cristal clear that the Brazilian Social Harmony is now showing their real face.
Para entender a verdade no Brasil, veja quem é de mentira, o que será de nozes.
Para entender a verdade no Brasil, veja quem é de mentira! O que será de nozes.
O povo brasileiro é Soberano
e está limpando o País desta esquerda podre e diabolica que assola o mundo,
assim como acontece com o restante da America Latina,
voces esquerdistas são o lixo da humanidade: podres e corruptos,
o destino de voces é viverem sob ditaduras miseraveis e sanguinárias
Nossa bandeira nunca será vermelha !!!
Dilma e Lulla na cadeia !!!
e se Temer não andar na linha vai junto !!!
Defendendo o Temer? Ki vergonha
Eduardo Cunha, decidiu os rumos do meu país,chega a dar ânsia de vômito.
Engraçado esses sites incitando a violência contra um governo que nem assumiu . não somos de acordo com esse governo “temer” mais dizer que Lula drao e Dilma marionete corrupta são um exemplo, por favor vcs são comunistas ou cegos
One observation: “op-ed” translates to something like “artigo de opinião” in Portuguese, not “editorial”.
Tem que acabar com reeleição e tirar não só a presidente Dilma Rousseff mas também todos estes deputados que votaram porque com certeza mais de 90% deles estão envolvidos também é só investigar que achar podridão caros internautas quem acompanhou a votação na câmara dos deputados verá deputados dizendo que está no 6° mandato e não fizeram nada são 24 anos de mandato diga não também a reeleição dos deputados e senadores boa noite a todos!!!
Ok, Glenn e Miranda. Então vocês estão a favor da “das jovens democracias populistas” da América do Sul. Se vocês querem viver de um governo que se orgulha sustentar a pobreza e não diminui lá, tudo bem. Eu não me orgulho. Abs
Concordo contigo. E mais o st glenn e pessimamente informado ou foi comprado. Todo brssileiro minimamente informado sabe q náo vai yirsr todos de uma vez
Infelizmente, muitos brasileiros SÃO minimamente informados….assistindo novelas, BBB ou outra porcaria não é o melhor jeito de se informar. Querendo bem para os conterrâneos com a renda baixa NÃO deveria ser chamado comunismo mas sim o humanitarismo. Vai ser uma vergonha internacional se a Dilma for impedida e quem vai pagar o preço vão ser os brasileiros da classe baixa… que nem sempre…
Grande abraço do gringo, e viva democracia.
O autor da da reportagem é petista pois defendeu demais os quatro anos de sofrimento do povo que está na maioria desempregados e pagando impostos cada vez mais altos. E parece que isso não tem e terá fim. A troca de um corrupto pelo outro é inevitável. É as consequências também.
O que tem que acabar no BRASIL É A REELEIÇÃO, o mesmo partido mais de 12 anos no poder!!!! Acorda BRASILEIROS, PAREM DE VOTAR PARA REELEIÇÃO!!!!
O Murilo Portugal a que vc se refere, trabalhou no ministério da Fazenda do governo Lula. Naquela época ele era bom e agora virou ruim?… ou vc não sabia que ele havia trabalhado no governo Lula?
Que lixo de matéria. Afirmar que o Temer tem a ficha mais suja que Dilma é uma grande mentira.
Não, não é. Contra a Dilma não existe nenhuma prova de crime. Contra o Temer existem provas.
Concordo plenamente. Tenho visto uma ingerência desagradável de alguns setores da mídia estrangeira nas questões políticas brasileiras. E pensar que apoiei esse jornalista no caso Snowden…
Glenn, I am not sure if you understand how our democracy works, but the same 54m people elected Dilma, elected her vice (Temer) too.
We are protesting for Dilma’s government and corruption and unfortunately we will have to deal with Temer succession, but nothing will stop us to protest again if he will not be a good President too.
Why don’t you give the great idea to create a PT political party in your country to steal all your country?
And when it happens I suggest you to hear journalists from other countries to tell you what you have to do.
Regards
Esse indivíduo diz que gosta de ser xingado, que lhe dá prazer.
O melhor a fazer é ignorá-lo como ele faz com a maioria dos cidadãos brasileiros que querem passar a limpo este país.
Mas é difícil, ele é muito asqueroso.
Fica clara a subserviência dos golpistas aos interesses internacionais, que parecem estar por detrás de todas as articulações. A mídia brasileira, sim, tem tido influência determinante nos fatos que se desenrolam. O que aqui nesta publicação é denunciado de forma clara e incontestável, é objeto de toda a luta que se tem travado, na busca de esclarecer a população menos politizada e imbecilizada, daquilo que é o obvio. É uma luta desgastante, mas necessária. Vejo este momento como histórico e determinante. O Brasil nunca mais será o mesmo. Na hipótese de o golpe se concretizar, teremos um país arrasado e ingovernável, onde aqueles que sempre tiveram que pagar o preço mais alto, serão novamente penalizados. No caso contrário, se este golpe for barrado, ainda assim teremos dificuldades, mas nossas instituições democráticas estarão preservadas, nossa sociedade estará mais bem preparada, com cidadãos mais bem politizados e conscientes, e o combate a corrupção continuará sendo aprofundado de forma a trazer novos tempos de esperança e prosperidade.
Ô Glenn…
O socialismo funciona na sua terra porque as pessoas lá tem acesso a Educação e realmente se preocupam com o bem estar do outro. Aqui meu amigo “levar vantagem”, “se arrumar” faz parte da cartilha do brasileiro. O cara tá na pior se ele pode se encostar no outro ele vai fazer e as vezes até engolir quem ele se encostou.
Não se iluda com o papo da esquerda brasileira pois ela é tão ou mais hipócrita que a direita (que nunca existiu se existisse quando FHC foi presidente tinha abolido a saúde publica e a CLT por exemplo).
Para você pensar: Quem elegeu a Dilma elegeu também o Temer pois ele era o vice da chapa. Que papinho é esse agora de que ele não teve votos? Se fosse assim, a Dilma não teria sido eleita correto? uma vez que, desde o tempo de Fernando Collor de Melo Michel Temer está envolvido em corrupção isso é de conhecimento de todos há anos mas nunca provado. Ora, logo se o eleitor de Dilma não gostava dele como falam agora que não gostam, não teriam votado nele correto? #ficaadica
Oi Ely,
Acho que você nunca foi para os Estados Unidos e também acho que você não sabe muito deste pais. Dizendo que eles se preocupem com o bem estar dos outros é uma piada, por que, se for o caso, não ia ter gente morrendo na frente dos hospitais por não ter o plano de saúde particular. Espero que você não quer este tipo do socialismo no Brasil.
Impeachment sem provas é golpe sim. Dilma pode não ser uma boa presidente, mas não cometeu crime contra o orçamento da União. Seus decretos suplementares não afetaram a meta fiscal. Além do mais, a meta fiscal ajustada para cima foi aprovada pelo Congresso. Congresso esse que sequer julgou as contas de 2015 de Dilma. O TCU também não as julgou. Então, qual a base do impedimento? Em um ritual de impeachment, a comissão deve gerar provas contra o Chefe do Executivo. Essas provas não existem, pois Dilma agiu dentro da legalidade. Em 1992, Collor foi impedido porque descobriram que contas fantasmas irrigadas com dinheiro de propinas e administradas por seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, eram usadas pessoalmente pelo Presidente. Uma vez descoberto isso, abriu-se o processo de cassação, pois a prova era evidente. No caso de Dilma, não há crime de responsabilidade. Portanto, o nome certo para isso é golpe.
O TCU rejeitou as contas de dilma. Justamente pelas pedaladas.as contsd ficsram no vermelho o tempo todo e ela não submeteu aocongresso justamente porque sabia q não iria ser aprovsda. Sr informe melhor e pare de MENTIR psra os outros e a si mesmo
The PMDB is in this position – they are about to assume Brazilian Presidence – thanks to Mrs Dilma Roussef group. They chose Temer and his felows as their partners. And now PT doens’t assume his ugly son!
Otimo comentario, explica exatamente como funciona a política Brasileira atual e faz um raio X da situação de Temer e Cunha.
Muito bom mesmo, parabens Glen.
Meu caro Gleen
Creio que vc é um jornalista bem intencionado, mas não conhece a realidade brasileira apesar de morar aqui.
Vc já ouviu falar de Fernando Collor? Foi um presidente que sofreu Impeachment em 92, por valores que perto dos escândalos de corrupção de hj são migalhas. Por um congresso equivalente ao de hj.
Mas Collor era de um partido nanico.
O pt que vc ingenuamente julga ser o partido defensor dos pobres, pediu Impeachment de todos os presidentes anteriores aos dele. Como Itamar e FHC.
O pt que vc julga defender os pobres, foi contra o Plano Real, que tirou milhões de brasileiros da pobreza. Foi contra a LRF, foi contra tbm dos primeiros programas de transferência de renda.
Chegando no governo, o PT demonstrou toda sua hipocrisia, dando continuidade aos programas econômicos e sociais de FHC. Além de terem a sorte do boom chinês.
Vc já ouviu falar do Mensalão? Foi um esquema orquestrado pelo PT, pra comprar políticos. Um escândalo que deveria levar ao Impeachment de Lula, mas o partido considerado forte da oposição, o PSDB, infelizmente nada fez.
Vc já ouviu falar do Petrolão, do Lava Jato?
A Presidente que vc julga vítima de um “trama das elites”, comprou uma refinaria em seu país, por um preço 20 vezes menor que o que ela valia.
Vc acha que ela não sabia disso? Ou que era extremamente incompetente?
Sobre o Lava Jato, já foi comprovado que eles compravam políticos e financiavam campanhas com bilhões de dólares mesmo. DESVIADOS!
Vc ainda acha que essa presidente é honesta? Que ela não sabia de nada?
Sobre as pedaladas, o argumento dela, é que todos os governos fizeram.
Outra inverdade. No caso dos outros presidentes, houve tvz um pequeno erro de contabilidade. No caso dela, pra ganhar a eleição, envolveu valores que chegam a 1% do PIB do país! Diferença mais de 30 vezes maior que a dos outros. Enfim ela quebrou o país pra ganharr a eleição. E vc continua dizendo que ela é honesta, que os crimes que ela cometeu não são nada demais.
Olha que incoerência sua. O páis está quebrado, milhões estão desempregados, há crise na saúde. Corrupção que em termos de valores tvz seja a maior do mundo, e vc vem dizer que ela estã sofendo impeachment porque defende os pobres. Desculpe caro jornalista, mas está totalmente errado no que diz. E está prejudicando ainda mais o país, contando essa versão errada, pra não dizer mentirosa dos fatos.
Sobre os deputados, muitos realmente são péssimos. Assim como eram no Impeachment do Collor. Hoje aliado do pt. E houve deputado que cuspiu, e outro que defendeu terrorista de esquerda. Desses vc não comentou.
Isso sem falar no caso Celso Daniel. O prefeito petista morto em Santo André. Cuja morte, tudo indica, pode chegar na cúpula dos dirigentes petistas.
O pt pediu Impeachment de todos os presidentes anteriores, como o Collor agora aliado. O pt se envolveu em inúmeros escândalos de corrupção, que envolveram até tortura e assassinatos. Escândalos do Mansalão, Petrolão, Pedaladas. E com tudo isso, você tem a coragem de dizer que está ocorrendo um golpe contra os pobres? Não meu caro. Os pobres do Brasil, em sua grande maioria, sabem que não é golpe, e querem justiça, querem o IMPEACHMENT!!!!!!!
Cara, na boa. O mundo tá esfregando na sua cara que vc é golpista e vc não acredita…. O que vc vai esperar pra acreditar, que teu filho ou neto de chame de golpista quando voltar de uma aula de historia? Acalma esse ódio ao PT e aceita que vc foi massa de manobra da Globo p derrubar o governo e entregar pros antigos donos, o PMDB, os pais da corrupção. Vc ta colocando o Cunha na vice presidência em nome da ética contra a corrupção. Quer o nariz de palhaco? Assimvc acredita?
Impeachment sem crime é golpe. Só ouço dizerem isso. Papagaisse e lavagem cerebral. Não passa disto. E o povo trabalhador, quer dizer agora sem emprego, é que está levando um duro golpe. É no mercado, na hora de pagar a conta de energia, de agua, gás e até no posto de gasolina que ele passou a não ir mais por conta do petróleo. É tanto golpe que já não aguentamos mais. É vcs vêm defender Dilma, Lula, Temer, FHC, Mário Covas também será? Agora todo mundo quer fazer demagogias. Vão brigar no caixa do supermercado, na padaria que é quando vem a conta. E vcs verão que não importa defender ladrão algum. Vamos tirar uma tirana e inconsequente do poder (não importa o partido) antes que o Brasil afunde mais. Pior que está não dá mais. Vamos tentar mais uma vez. Que seja com outro corrupto no poder. Se não der arrumarmos outro. Mas o Brasil precisa começar a andar não pra trás. Retorno da inflação, corrupção e desemprego em massa ninguém vê. Só vêm golpe da Dilma e o nosso golpe diário quem vai defender? É o ditado ” cachorro amarrado e o … comendo solto.”
Bem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse a empresários em um encontro no Palácio dos Bandeirantes, na quinta-feira passada, que não há motivos para o impeachment de Dilma, isto é, que as tais pedaladas fiscais não são crimes de responsabilidade. Quer dizer, então é golpe mesmo.
Um texto por demais esclarecedor. Torço para que permaneça ainda por muitos e muitos anos no Brasil, pois é um privilégio para nós acolher por aqui um profissional da sua qualidade.
Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe! Para tirar o PT do governo e supostamente acabar com “toda corrupção” do Brasil a mídia brasileira e os que não votaram em Dilma bombardeiam a presidente, porém se calam ou fingem não enxergar Eduardo Cunha, seu dinheiro na Suíça, e toda a classe política que patrocina as piores agruras do povo brasileiro.
Jornal mentiroso não sabe oq o PT feze faz com o Brasil, o repórter deste lixo deve ser da Coréia do Norte
O mundo vê.
O mundo sabe.
É muita ignorância, falta de conhecimento e irresponsabilidade. Dizer que Michel Temer tem menos de 2% de preferência dos eleitores brasileiros e não dizer também que a senhora Dilma Rousseff tem igualmente ou até menos é caí no mesmo erro que a cúpula do PT vem cometendo. Porque esse artigo não consegue ser imparcialidade? Qual é o preço?
A Dilma se vcs não sabem foi eleta com os 54 milhões sim, mas hoje, ela seria, depois de tantas tentativas de barrar a investigação do sr. Luiz Inácio?
Paciência, ninguém vai acreditar nessa matéria, os que defendem a recuperação do Brasil e o fim dessa roubalheira.
Minha opinião é tb de 10,2 milhões de desempregados.
A atitude do Sr Temer, declaradamente dito SUCESSOR da Presidente Dilma, o faz golpista já que na figura de vice-presidente deveria no minimo aguardar o julgamento da Presidente (ela é inocente até o julgado). O Sr Temer cedeu a tentação do caminho mais curto para a presidência: vendeu-se e vendeu a nação.
Como é bom poder contar com jornalismo sério de vez em quando. Glenn Greenwalt, muito obrigada por seu trabalho. A democracia agradece.
A maioria dos 54M não consegue se organizar. Eles não sabem o que está acontecendo e nem sonham que a “elite” está anulando o que eles decidiram. Infelizmente o Brasil está entregue aos corruptos!!!!!
Parabéns e obrigado pela análise lúcida dos fatos. Infelizmente a mídia local é uma organização POLÍTICA criminosa, que vive de deturpar fatos e promover a instabilidade social. Em resumo, a mídia local é uma instituição parasitária que sempre mamou nas tetas do Estado brasileiro (especialmente na ditadura militar) e quer de volta seus privilégios, em troca, se dispõe a criar os consensos que a plutocracia necessita. Dilma, a despeito de suas falhas, é uma governante séria, ilibada, democraticamente eleita e está sendo vítima de uma injustiça que envergonha o Brasil perante o mundo e com o silêncio sepulcral dos EUA, visivelmente envolvidos. Temer é um pilantra sem moral e títere do seu verdadeiro patrão, o ladrão réu no STF Eduardo Cunha. Sérgio Moro é um juiz de exceção, que trabalha sob razões escusas numa plataforma puramente parcial e claramente desestabilizadora, em conúbio com a mídia, numa orquestração cristalinamente golpista. Que o mundo seja conhecedor dessa vergonhosa verdade.
Chega a soar como ignorância alguém escrever um artigo desses ignorando completamente o fato de Temer ter sido parceiro de chapa de Dilma e ter recebido os mesmos 54 milhões de votos (fato que ainda cabe investigação). Dizer que os crimes de Temer são piores é absurdo, ele é aprendiz perto de Lula e Cunha, mas não deixa de ser um perigo ao Brasil.
Se o autor deste artigo fosse um mínimo ético e neutro, seria mais fácil tragar.
A princípio todos os posicionamentos são válidos, mas há de se manter a coerência. Portanto, se acha válido que o Temer sofra impeachment por pedaladas, significa que acha válido o impeachment da Dilma.
Parabéns pela clareza e pela visão sóbria do que está realmente acontecendo no Brasil.
É evidente que se trata de um golpe travestido de argumentos legais, tendo justificar o injustificável.
O PMDB não tem nenhuma legitimidade para assumir a presidência do país, até porque participou do governo durante todo esse período, mas a maioria da população não consegue enxergar esta obviedade.
O ideal seria a implantação do parlamentarismo, com a mudança na eleições de deputados pelo voto direto e distrital, acabando-se com este sistema proporcional, porque muitos destes deputados, na verdade, não representam a maioria dos eleitores.
Assim, o “povo” poderia realmente saber quem comanda o país!
Nesse sistema, saberíamos que quem manda no país é o PMDB, porque nada se aprova sem que eles permitam.
Esta é a triste verdade do Brasil, o resto é conversa fiada e disputa por poder.
Bom dia a todos!
Nos brasileiros sabemos muito bem sobre como a corrupção está instalada em nosso país. A questão é que se tornou impossível que a presidente Dilma preside este país! Ela cometeu erros e crimes, como o de crime eleitoral, onde dois dias após ser reeleita prometendo conter os juros tivemos 11,5% de aumento! Em menos de 1 ano tivemos 1,9 milhões de empregos encerrados! Só no estado de Minas Gerais tivemos 4000 INDÚSTRIAS fechadas! Na minha cidade que possui uma população de 200 mil habitantes tivemos mais de 500 lojas fechadas somente até fevereiro desse ano! Além de contar o que fizeram com a empresa SAMARCO!
É FACIL PARA O THE INTERCEPT FAZER UM DISCURSO DEFENDENDO A democracia, impeachment é um ato democrático!
Quero ver vocês virem aqui! Sentirem na pele como o Brasil ta! Como o desemprego está alto! Como está difícil fazer as compras nos mercados! Aí vocês vão entender o que realmente ocorro aqui! Atenciosamente e que Deus abençoe vocês!
A Samarco é coisa do Aécio, não da Dilma.
Analise melhor as eleições da atual presidente e veja quem eram, até o atual momento, seus principais aliados e parceiros políticos nas cadeiras mais importantes do seu governo. São todos farinha do mesmo saco, quem colocou o pmdb de volta ao poder pela terceira vez sem ser eleito uma única, pasmem, foi o pt. E você vem me falar que o Brasil foi exemplo de democracia? Tenha dó. Janio Quadros foi mais socialista que eles. O próprio interesse sempre perdurou. E não está mudando agora. O próximo passo é pedir o impedimento do Temer, e não temos escolha. Sad, but true.
Democracia sucateada…
Tudo isso é explicitamente politicagem, interesse próprio. Vergonha!
Toda razão você tem. E aqui vai uma sugestão para os recém-jornalistas: uma tese de pós-graduacao… Influência da colonização portuguesa na visão ideológica dos professores das universidades públicas do Brasil.
Você mexe com algumas peças desse xadrez. O rei, objetivo e peça chave que pouco aparece, são os portugueses, exímios sugadores das nossas riquezas. E deixaram bispos,cavalos e torres a manter nas universidades a contínua idéia da desigualdade ser ” igual ” , formatando cérebros por séculos. E a rainha… Como a mais poderosa peça do jogo, essa atua desde a era pré Chateaubrian, travestindo interesse privado em público, sonegando o contexto com a ocasião, pervertindo o texto com 6 dúzia de palavras. Tudo para continuar robotizando o intelecto dos telespectadores. E aí vão chegando ao mercado milhares de peões profissionais liberais vindos das nossas universidades caolha: Médicos, Advogados, Engenheiros, Jornalistas, Economistas e tantos outros.
Na verdade é muito difícil defender um dos lados mas tenho certeza que essa briga Dilma x Cunha deixou milhões desempregados aqui no Brasil após Fechamento de milhares de empresas a economia paralisou porque a confiança dos investidores acabou, e em efeito cascatas a arrecadação reduziu, o governo sem caixa não teve escolha, ou pegava dinheiro nos bancos estatais ou interrompia os programas sociais, infelizmente essas investigações contra a corrupção são necessárias e levam a tudo isso que estamos vendo; pois as maiores empreiteiras estão envolvidas e o maiores contratos do país estavam com elas, precisamos reformular a maneira de negociar as obras públicas, Aumentar a punição aos políticos, tirando os seus privilégios e parar com partidos políticos pois essa disputa política só leva a essa desgraça que estamos vivenciando.
Olá, bom dia, e para piorar a situação do meu país, esse golpe sujo tem ainda o apoio daqueles que amam dizer que não toleram esse tipo de comportamento, por parte do Clero religioso brasileiro (evangélico ou católico) liderado em especial por Silas Malafaia. Em suma, meu país passa por uma questão de confusão moral na qual uma das mais importantes conquistas do meu povo está em risco, a democracia. Pedimos o socorro urgente das autoridades mundiais.
Quem o está remunerando por tantas suposições vazias? Que a politica brasileira está contaminada por maus elementos não ha vomo negar mas os atuais governantes estão entre os piores e precisam sair e responder, como os demais , pelos seua crimes.
Excelente visão unilateral e preciosamente partidária do momento específico por que passamos neste país. Poderia inclusivamente sevir de sustentáculo para a defesa da presidente no senado federal. Vou recomendar ao advogado particular da Dilma, Dr José Eduardo Martins Cardoso, que atualmente faz ” bico” na Advocacia Geral da União. Pena que o senhor, Glenn, não pôde cobrir o Watergate. Provavelmente os republicanos seriam deificados. Na sua linha de raciocínio, deve-se sensibilizar com o finado Chávez, pois também foi eleito com votos populares, mesmo que tenha prendido a oposição, ameaçado a classe média, sufocado os juristas e manipulado a Constituição. Cuidado, sua atitude é compatível com o Donald, não o pato, mas o Trump.
Sou brasileiro, não por opção. Estão defendendo o cumprimento da Constituição Federal nos comentários, eu também a defendo, porém como basileiro já estou cansado de assistir ao descumprimento destas leis. Corrupção significa o quê? É claro que não acredito que a Constituição será cumprida, estes bandidos engravatados protegidos pelo sistema corrupto que eles mesmos implantaram fazem o que bem entendem. O Brasil está se tornando terra de ninguém, o povo é só um detalhe inconveniente para estes meliantes que só pensam neles mesmos. Pra dizer a verdade, estou cansado de ser roubado pelo meu governo e na primeira oportunidade irei embora com minha família deste país que não oferece nada para a população sem tirar em dobro.
????????????Parabéns adorei as suas vdd pq aqui mostra que impeachment não é golpe quando a crime de responsabilidade, mais nesse caso é sim golpe e todos sabem, esse impeachment é golpe contra a presidenta e contra o povo mais humilde, nada prova que ela desviou milhões da população pra beneficiar a ela, tudo o que ela fez foi pra beneficiar as pessoas os mais humilde e os ricos não aguenta ver uma família humilde frequentando os msm lugares que eles, na vdd eles qrem ver é as pessoas se humilhando a eles como alguns anos atrás, que tinham que trabalhar de graça pra eles e nao tinha nem condição pra comprar uma geladeira ou uma televisão pra pagar parcelado pq as lojas não vendia.. Esse impeachment é golpe sim pq quem preside o impeachment é um golpista que tá qrendo enriquecer mais, e se livrar dos processos que tem contra ele..
Obrigado por expor a verdade por trás do golpe. Infelizmente, a mídia nacional está quase toda comprometida com os barões da corrupção que pagam seus salários.
O Brasil é soberano e com uma Constituiçåo aberta e acessivel, até mesmo com fácil entendimento para qualquer um. É absurdo e ofensivo ler um artigo como este. É agredir nossas instituiçóes e desrespeitar o nosso povo. Temos assistido por 16 anos este partido corrompendo e destruindo a nossa sofrida naçåo, e pela primeira vez vemos a Justiça sendo feita contra os poderosos e corruptos no nosso País.
Felizmente Mr Greenwald, nåo precisamos de jornalistas como o Sr, que prefere estar ao lado da mentira, de corruptores, ladroes e assassinos (sim assassinos, a corrupçåo é a maior causa de mortes no Brasil, pois desvia o dinheiro que deveria ser usado para educaçåo, saúde, segurança e outras necessidades).
Na matéria uma visão simples dos acontecimentos , o caus não esta em conhecimento em constituição.
A massa não as conhece, direito de voto aproxima da política e leis com suas brechas e articulação e poder da mídia.
A real e focar na crise, e aproveita o momento de fraqueza da fragil economia e juntar forças.
Onde os que governa e aprovam as leis nao sabem expressa seu voto e por traz estão processado por proprina desvio de dinheiro,como um reu pode ser juiz?
O interesse de partido pode reunir todos os deputados na câmara pra votar um impedimento?
A câmara em seu trabalho aparece alguns. O caso e de reforma política acabar com deputados que nao receberão votos pra representar o povo ea nação.
Boa matéria!
Onde estam os 54M de votos ,que não estam na defesa de seu voto?? E’ dificil pra eles(54M votos)
entender o momento atual ? Cade o POVO que não esta defender a Democracia ??!!! “O momento URGE”( Martin L.Kim ) Em momentos como este ponho meu ateismo em duvida :: Por amor de Deus ,alguem tem q fazer algo !!!!! OBRIGADA The Intercept !!!
Não existem mais 54 milhões! Isto é passado! A situação mudou drasticamente! Hoje equivalem a 10% deste total, esmagadora minoria.
Esta presidente não tem popularidade e nem apoio no congresso.
Não é golpe, é impeachment, é constitucional.
Nunca vi um golpe que ofereça direito amplo de defesa, também não entendo como o governo precise de tanto apoio estrangeiro se perdeu apoio do seu povo.
Bela matéria. Precisamos dessa lucidez na nossa imprensa doente e partidária.
Então o plano econômico de Temer é ter uma política de austeridade, cortar gastos e diminuir o tamanho do governo? Mais um motivo pra ser a favor do impeachment.
Glenn, congratulations!
Veja esse GOLPE: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-do-inesc/2015/novembro/que-as-transnacionais-paguem-o-justo
Parabens pela clareza,pelo conhecimento do Brasil, tanto juridico, como econômico e politicamente e obrigado como Brasileira de poder ler alguma imprensa, nao vendida. Suas observações são totalmente pertinentes, muito mais claras e corretas das de muitos, que se dizem brasileiros .
Great article, Glenn. Congrats for the courage.
Congratulations for your article which shows clearly what is happening in this country. I admire you.
Impeachment não é golpe. Está na Constituição, e, como disse, você vive no Brasil e não conhece a Constituição Federal. Não fale o que você não sabe.
É golpe!!!
É óbvio que está na constituição, ninguém está negando isso. Mas para haver impeachment é preciso ter um crime de responsabilidade e a Dilma não cometeu nenhum e não é investigada por nenhum caso de corrupção. Ao contrário dos golpistas Eduardo Cunha e Michel Temer.
Impeachment é um instrumento legal e constitucional que está sendo usado a serviço de um golpe. Seguir os ritos jurídicos estabelecidos pelo STF não torna o processo menos injusto ou anti-democrático.
Impedimento nao é golpe mesmo
Mas a motivaçao sim..!!!
Impedimento nao é golpe mesmo ,
Mas a motivaçao da abertura desse impedimento é um golpe descarado..!!! Pergunto a vc ..pq quaze 300 dos 318 deputados envolvidos em corrupcao , votaram contra Dilma ? Se Dilma é a corrupta do Brasil , nao seria conveniente os corruptos ficarem unidos ?…..mas se uniram a Temmer e Cunha os Santos do Brasil.!
De fato Alexandre impeachment não é golpe, desde que seja embasado em pelo menos um crime, a propósito, qual a melhor acusação contra a presidente? Essa desculpa pensada pelos piores canalhas já virou uma peneira da mais sórdidas possíveis, a cara dos golpistas, nojenta. Vergonha.
Sério mesmo? vem um gringo esfregar a verdade na sua cara, e vc continua nessa tecla de constitucional? Se vc conhece a lei do impeachment, certamente sabe que não existe base legal para tal, pois não houve crime de responsabilidade. Estão é com saudades de ser vassalos dos EUA, da dependência ao FMI, da política de arroxo salarial, do entreguismo geral das privatizações. Só pra restaurar privilégios de meia dúzia. É patético.
Impeachment é golpe sim, quando é movido pelas razões que esta sendo movido.
Alias na votação de domingo, quantos deputados falaram em “pedaladas fiscais” na hora de votar?
Muito votaram sem nem saber porque estavam votando, simplesmente porque o partido tinha mandado votar daquela forma…
Impeachment sem justificativa é golpe, e parece que quem não conhece a Constituição é voce.
O impeachment em si não é golpe e é previsto pela constituição, porém, caro compatriota, é necessário que haja crime de responsabilidade, coisa esta que até agora não foi comprovada e nem julgada pelo STF. Se não houver crime, impeachment é golpe, e digo isto reproduzindo palavras do próprio ministro da suprema corte, Marco Aurélio de Mello. Pelo visto, o repórter que escreve este artigo é bem mais instruído do que você que é brasileiro e deveria conhecer bem a nossa constituição.
Impeachment COM crime não é golpe; impeachment SEM crime é golpe. Não use verdades para montar mentiras.
Parei de ler quando você escreveu que o Cunha vai assumir a presidência caso o Temer caia. Mais uma vez, você não leu a Constituição Federal. Nela, existe um artigo, não me lembro qual, que impossibilita qualquer político, que seja réu, de assumir a presidência da república. Ou seja, Cunha pra presidente não acontece.
Glenn, você é uma boa pessoa, mas acho que você deveria parar de escrever falácias sobre o Brasil sem nem mesmo saber o que está acontecendo aqui. O impeachment não é pela corrupção da Petrobras, e não achamos que a corrupção acabará se a Dilma sair. O impeachment é porque a presidenta cometeu crimes de responsabilidade fiscal, e isto está previsto na Constituição como razão para sofrer impeachment.
A corrupção na política brasileira não acabará enquanto todos os cargos forem “renovados”, e enquanto qualquer corrupto não responde por seus crimes. A população brasileira sabe disso. Sabemos que a corrupção não acabará quando a Dilma cair.
Parou de ler mas continua voltando ao site sempre, conferindo o que todos já sabem mas o PIG não mostra. Não acho que você seja burro mas sim tenha ódio pelo PT e por quem ele representa.
Alexandre,
Diga, por favor, em que lei está definido o crime de responsabilidade fiscal. Você sabe?
Não existe tal.artigo. Se até dezembro Temer cair Cunha fica por 3 meses e chama nova eleição. Se não, fica por 2 anos em eleição indirecta. Quem tem 367 picaretas?
Alexandre, o que Glenn apontou é que estopim e até hoje principal fator que levou boa parte da população a querer tirar Dilma da Presidência foi sim o combate à corrupção, amplificadas com as denúncias da Lava-Jato. Tanto que ninguém vai as ruas pra pedir impeachment dos governadores que cometeram as mesmas irregularidades fiscais, e que isso mal foi citado nos votos dos deputados.
Glenn também tentou apontar que não apenas a corrupção não vai acabar se Dilma cair, como você mesmo disse, mas que tudo indica que ela ira se *agravar*, já que os responsáveis e patrocinadores do impeachment estão se blindando de todas as inúmeras acusações que possuem. A tal “renovação” já está está sendo feita, e no sentido de aumentar o poder e a verba dos corruptos e aliados.
E Cunha, enquanto Presidente da Câmara, é sim quem ocupará a Presidência do Brasil em qualquer ausência de Temer (viagens, etc). Até porque sabemos que ele será em breve inocentado de todas as acusações.
Se não leu porque acha que precisa dar opinião ?
O “crime ” citado é puramente desculpa para trocar alguém que não foi acusada de corrupção por pessoas envolvidas nela até o pescoço dela. O mesmo grupo esta descaradamente colocando o Brasil mais em crise . Incluindo as chamadas pautas bomba e impedindo qualquer medida para enfrentar a crise. Tudo isso auxiliado por uma mídia avida para se fartar de dinheiro público por meios legais e ilegais.
Outra coisa ,Impeachment é um crime previsto em constituição, assim como assassinato . Mas outorgar um crime sem provas é uma barbaridade que deixa toda a imprensa internacional horrorizada , mas é defendida por pessoas tolas aqui no nosso pais.
A mesma cúpula da malandragem peemedebista que quer a presidência quer anistiar o Eduardo sujo Cunha, e com a tramóia do impeachment, favorecida por milhões de dólares fará isso com certeza.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160420_cunha_stf_ms_if_rm?ocid=socialflow_twitter
Xará,
Acho que o grande problema das pessoas que não enxergam o golpe é foco. Ajuste de lentes. Troca dos óculos. Um pais q em 126 anos de Republica e 42 presidentes só teve 18 eleitos democraticamente, destes 11 apenas terminaram o mandato. Não há democracia no Brasil, nunca houve. As oligarquias derrubam presidentes a torto e a direito nesse pais historicamente e vc diz que uma afastamento não é golpe só pq tá previsto na constituição? Onde vc viveu todos esses anos? Se não há nem consenso jurídico sobre a responsabilidade da presidente, não há nem dolo, nem prova de ter locupletado com as pedaladas. Onde vc estudou? Para de assistir Rede Globo e ler a Veja e leia um livro de historia do Brasil. Ajuste a lente e não se prenda só a Aspectos jurídicos, há Aspectos economicos, sociais, históricos e étnicos para assistirmos a esse Golpe mal dado que tá jogando a imagem do Brasil no solo, junto ao exterior. Coroado por aquela exposição ridícula do congresso apoiados por uma classe media apolítica e insuflada. Pare de defender o indefensável pq esse golpe redefiniu o significado de “idiota útil” e pode ser que não fique bom pra vc.
Clap, clap, clap!
Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
Ou seja, o Cunha pode e vai assumir logo q conseguir dar um pedala no Temer.
O q, convenhamos, não tarda a acontecer.
Leia a constituição do seu pais antes de corrigir um cara q está de espectador assistindo a vergonha pela qual o pais está passando.
Maravilhoso artigo explica de forma didático os personagem e o enredo desta triste História que o Brasil está vivendo.
Fala tudo que eu queria dizer Glenn, mostra que conhece a realidade brasileira, consegue ter clareza dos nuances da politica nacional.
A desonestidade intelectual e a alta carga ideológica nesse artigo é absurda. Mesmo para um blog militante ultrapassa os limites do aceitável pela inteligência humana.
O autor pegou um simples rumor e a partir disso já inferiu que o Brasil será entregue aos banqueiros. Esqueceu de mencionar que, segundo também rumores, a maioria dos ministros supostamente sondados por Temer são ex-ministros do governo Lula.
O artigo tenta criar uma ilusão de uma “pequena elite”, e ignora descaradamente o fato de que as manifestações populares ocorrem pela insatisfação popular, comprovada por pesquisas de opinião, onde a aprovação do governo é perto de 10%. Assim como a presidente, o autor é arrogante e não admite os erros graves do governo que defende, não admite que este não tem o apoio da população e prefere tentar se enganar e aos outros com uma suposta versão de que o movimento popular é capitaneado por um pequeno grupo.
É dessa forma desonesta, suja e repugnante que o PT e seus simpatizantes agiram nas eleições que supostamente os dariam legitimidade e credibilidade para governar. Acusaram a pobre candidata Marina pela mesma razão, que entregaria o país aos banqueiros. Criam mentiras com o intuito de criar divisão e medo na sociedade.
Disse tudo Daniel!! Sem contar que esse povo acha que toda a população é retardada e que a mídia é que faz a nossa cabeça.
Como se não conseguíssemos ver o que se passa ao nosso redor, com o país indo para o buraco!
Blog Militante ?, pelamor . Não envergonhe mais o nosso pais emitindo opinioes sobre coisas que não entende só porque ele não escreve o que voce acha que é a verdade.
O Intercept é midia independente e nem brasileira é . Foram eles que ampararam o Snowden quando ele mostrou toda a sujeira do governo americano
Com sobriedade e consciência Glenn exclarece o que está em jogo em nosso país é que muitos se recusam a ver. Uma mídia ainda controlada e direcionada a interesses de poucas famílias que destroem a nação
O artigo esclarece com excelência a realidade do conluio golpista instalado nas instituições máximas da nação brasileira. Parabéns aos autores pela lucidez e honestidade.
Michel Temer, o conspirador,que parece mordomo de filme de terror, já está sentindo as dificuldades que terá para governar. O povo, principalmente os mais jovens estão percebendo que os plutocratas brasileiros nunca se preocuparam com corrupção. Querem é livrar seus pescoços e entregar o Brasil para o capital internacional especulativo. O petróleo do pré-sal é o principal objetivo.
GOLPE mesmo é engendrar uma CRISE no intuito de gerar os argumentos para derrubar a Dilma.
Golpe é fazer uma operação Conta Gota par e passo com o Jornal Nacional repercutindo na VEJA religiosamente toda sexta feira o vazamento da semana.
Golpe é gerar a instabilidade JURÍDICA necessária para destruir a economia brasileira, mesmo sabendo que o crescimento da economia depende da tranquilidade política e jurídica de qualquer país.
Golpe é infiltrar um ladrão na presidência da câmara para coordenar as ações do golpismo sem se importar com a falência de milhares de empresários, jogando milhões de brasileiros na rua e por consequência elevar todos os índices de violência urbana e mortes no campo.
Golpe é provocar um prejuízo BILIONÁRIO aos cofres públicos só para viabilizar a entrega da cabeça da Dilma em bandeja de prata ao Cunha.
Golpe é toda esta palhaçada midiática jurídica e política foi travestida de “Impeachment” porque os golpistas vendo o tamanho do descalabro econômico provocado tinham que achar um culpado mesmo sabendo que a autoria era deles, no entanto, a história saberá reconhecer que os heróis da mídia não passavam de hipócritas traidores, e os acuados entrincheirados da democracia eram os verdadeiros próceres da nação.
Golpe é deputados de extrema direita defender, Minha casa Minha Vida, o Bolsa Família ao passo que condenam as pedaladas fiscais que viabilizaram o financiamento desses programas.
Golpe é usar por argumento pesquisas de opinião de institutos sabidamente golpistas feitas sobre forte convulsão social, normalmente após publicações da Veja ou de ações pirotécnicas coordenadas pelo Juiz Moro.
Golpe é usar por argumento manifestações convocadas por mídias golpistas controladas por 4 famílias em cidades sabidamente de oposição como SP onde a Dilma fez a pior votação nacional no 1º e 2º turnos das últimas eleições.
Finalmente pergunto: Que nome podemos dar ao fato de colocar dois ladrões na cadeira presidencial? ……….Se não for GOLPE é CRIME ORGANIZADO mesmo, tentando lavar 52 milhões de dólares com o apoio dos seus pares da Câmara dos Deputados.
Fantástico! Você disse tudo! Obrigada por tanta coerência em seus argumentos! Parabéns, falou o que todo brasileiro deveria entender. Pena que boa parte da população, sobretudo a elite arcaica e rançosa, esteja tão contaminada pela propaganda da mídia reacionária brasileira.
Concordo com vc, isso sim é golpe, e mais uma coisa impeachment não é golpe quando tem crime de responsabilidade, mais impeachment, com interesses próprios por corruptos todos sabemos que é golpe e não é só golpe contra a presidenta e sim contra todos os pobres que hoje tem uma vida mais digna…
Muito obrigado Glenn, David e toda a equipe do Intercept, por mostrarem os fatos que essa mídia esconde a todo custo para ludibriar e controlar uma massa de analfabetos políticos.
One entire nation send congratulations to you to be showing to the world the real facts that local media is hidding to the ordinary man. #StopTheCoupInBrazil
É uma honra ter o senhor como jornalista em nosso pais, e certamente um orgulho para o povo norte americano também. Parabéns… E muito obrigado…
Prezado Sr. Antônio,
Por favor, não envergonhe a si mesmo e aos milhões de cidadãos Brasileiros que estudaram e conhecem a Constituição Brasileira.
Se quiser, posso lhe enviar uma diretamente daqui de Chicago, depois então, o Senhor discute quem é ou não é entendido no assunto.
Um grande abraço,
Lourdes Garcia
A hipocrisia do povo brasileiro(em seus miúdos) irão levar a ruína a democracia e tudo que foi conquistado com tanto esforço e sacrifício, espero que esse golpe institucional protegido pela mídia não passe pelo senado(Infelizmente é difícil acreditar que não passe).
Parabéns pelo texto.
Olá enviei um e-mail para o senhor, espero que seja útil. Adorei a matéria e sigo o senhor. Obrigado por tudo que o senhor está fazendo por esse país.
Você faz um esforço enorme para não entender a razão do impeachment de Dilma. Obviamente, em minha opinião, suas convicções pessoais estão acima da sua obrigação de informar corretamente os seus leitores.
Por favor Sr. Antônio, não envergonhe a si mesmo e aos cidadãos Brasileiros que estudam e conhecem a Constituição Brasileira.
Se quiser lhe enviarei uma cópia, diretamente daqui de Chicago, onde eu vivo.
Grande abraço!
Parabéns pelo texto e pela clara visualização deste golpe midiatico-parlamentar-judiciatico.
pisa mais nesses desgraçados