Eu não queria ter que voltar a falar sobre José Serra e as relações ocultas do tucanato com a Odebrecht. Não quero ser repetitivo nem parecer obcecado pelo chanceler como Paulo Henrique Amorim, mas a apatia dos principais veículos de imprensa me obrigam a dedicar este espaço novamente para o assunto.
Em 14 agosto, afirmei que notícias ruins sobre o Serra são como vídeos do snapchat: duram 24 horas e somem. Permitam-me o momento cabotino: eu estava certíssimo. Naquela época, a Folha de S. Paulo noticiou que executivos da Odebrecht diriam em delação que a campanha de José Serra em 2010 recebeu ilegalmente R$23 milhões. Surpreendentemente, a notícia teve grande destaque no jornal, com direito à manchete de capa. Mas, assim como a funcionária fantasma que Serra contratou para seu gabinete, evaporou no dia seguinte. Sexta passada, porém, após 3 meses na escuridão, ela ressurgiu das cinzas e voltou para a capa da Folha. É a mesma notícia de agosto, mas com um adendo: executivos da Odebrecht afirmaram ter pago parte do caixa 2 para Serra numa conta na Suíça. Um deles, Pedro Novis, é “amigo de longa data” do ministro e chegou a ser seu vizinho. Nas planilhas da empreiteira, Serra era identificado como “careca” e “vizinho”.
No dia seguinte, a notícia não teve desdobramentos no jornal, apenas uma nota minúscula e envergonhada no fundão da página A5, cujo título era “Governo Temer silencia sobre acusação a Serra”. Nos dias seguintes, porém, quem silenciou foi a Folha, e o padrão snapchat se repetiu. Durante o resto da semana também. O script foi cumprido.
Nas redes sociais, algumas pessoas lembraram o tratamento diferenciado que o chanceler e seu partido costumam ter nas manchetes:
Em sua defesa, a Folha pode dizer que, diferentemente da Andrade Gutierrez, a delação da Odebrecht não revelou a existência de nenhuma contrapartida, o que, portanto, não configuraria propina. Isso seria verdade se a própria Folha não tivesse apurado em agosto que houve “propina paga a intermediários de Serra no período em que ele foi governador de São Paulo (de 2007 a 2010) vinculados à construção do trecho sul do Rodoanel Mário Covas.” São as sutilezas da corrupção. Em um tempo em que políticos se mobilizam para conceder anistia a quem cometeu caixa 2, é importante que se faça essa diferenciação dos termos, não é mesmo?
O UOL, portal associado à Folha, manteve durante toda a manhã da sexta-feira a notícia como principal destaque da home. À tarde, ela se apequenou e foi para o rodapé. No dia seguinte sumiu e até hoje não foi mais vista. Novamente, seguiu-se o padrão.
A BandNews, a Record e o SBT foram as únicas emissoras de TV a darem um pouco mais de atenção ao assunto. Com destaque para a Record, que dedicou quase 2 minutos – uma eternidade perto das outras – para falar do escândalo do ministro.
O Grupo Globo não gastou tinta nem com uma notinha de rodapé. O único vulto que se viu foi na coluna de Matheus Leitão, que dedicou dois parágrafos sobre o assunto num post em que faz um resumo das principais notícias dos jornais. O Jornal Nacional, que sempre repercute a manchete de capa do maior jornal do país, dessa vez não dedicou nem um milissegundo na edição de sexta-feira (28/10), nem no sábado, nem em nenhuma edição no decorrer da semana. Teve até matéria mostrando um recado que bancos suíços estão mandando para correntistas brasileiros, mas nenhuma menção à conta tucana na Suíça.
Os outros veículos do grupo também silenciaram. Parece que para o Grupo Globo, essa grave acusação contra o atual ministro das relações Exteriores não é de interesse público. Até a lista de compras de supermercado da Dilma pareceu mais relevante para o jornalismo global. O Globo informou ao Brasil detalhes de uma listinha de compras para o lanche da tarde. “Três salsichas, 100g de mussarela e uma tapioca” de uma ex-presidenta têm mais relevância jornalística para O Globo do que uma empreiteira financiando ilegalmente um ministro que representa o país no exterior. É incrível, mas até o Hipster da Federal e o Dr. Cuca Beludo tiveram mais espaço nas organizações Globo que a caixinha do Serra na Suíça.
Nosso chanceler publicou nota oficial negando tudo e, assim como no caso da funcionária que assombrava seu gabinete, nunca mais foi incomodado com o assunto. Mas o que mais me impressiona é que nenhum dos nossos combatentes jornalistas, na era da cruzada contra a corrupção, teve a curiosidade de saber o que pensa o presidente do PSDB sobre o caso.
A campanha presidencial do partido de 2010 está no olho do furacão do escândalo, mas ninguém considerou pertinente ir atrás da palavra do seu presidente. Apesar de andar sumido, Aécio é senador, todos sabem onde encontrá-lo, não há mistério. Só mesmo o Sensacionalista poderia dar essa manchete: “Equipe de jornalistas que esperava pronunciamento de Aécio sobre Serra e Odebrecht desiste e vai pra casa”. Toda aquela voracidade para denunciar a corrupção na política parece ter murchado, tal qual o Pato da Fiesp – cujo presidente, diga-se de passagem, também está sendo acusado por Duda Mendonça de ter usado a Odebrecht via caixa 2 para pagar seus serviços.
O próprio Aécio nunca desfrutou de tamanha simpatia da mídia. Suas contas secretas em Liechtenstein, por exemplo, foram objeto de longa reportagem da revista Época, da editora Globo. O fato logo em seguida caiu no esquecimento, é verdade, mas pelo menos houve um certo aprofundamento no assunto. Henrique Alves, ex-ministro do Turismo de Temer, caiu após ser acusado de receber R$1,55 milhão de propina da Transpetro. Serra é acusado de receber 12 vezes mais e continua inabalável no cargo. Não temos, como de costume, colunistas pressionando pela sua saída nem editoriais indignados. É ou não é um fenômeno?
A cobertura da política brasileira tem se pautado pela escandalização da corrupção. Cabe perguntar se há mesmo uma genuína preocupação com a ética nas relações políticas ou se isso varia conforme o personagem envolvido e os interesses dos empresários de mídia. De qualquer forma, prometo ficar um tempo sem falar sobre o nosso fenômeno. Semana que vem, quem sabe, talvez eu traga uma entrevista com Dr. Cuca Beludo para falar sobre a dieta sem glúten da Dilma – revelada no vazamento da lista de supermercado publicada pela Globo.
Foto de cima: Serra, “meio grogue”, após ser atingido na cabeça por um objeto na campanha presidencial em 2010.
Caro João,
Por mim você pode continuar a escrever sobre esse assunto até conseguirmos acabar com a carreira política desse vampiro usurpador.
Obrigado pela matéria!
muito obrigado, Alex ;)
Nada de novo no front. A mídia brasileira é o que é, não tem compromisso com a verdade. Lá se vão duas décadas em que parei de assinar jornais e revistas e acredito que, assim como eu, milhões de brasileiros que tem pensamento próprio, também o fizeram. Sem leitores esses lixos midiáticos tendem a desaparecer, para o bem do Brasil.
Porque a família marinho protege tanto o zé serra? , o obvio ,ele injetou milhoes pra salvar a rede globo ,ele o e o FHC… simples assim. Esse País esta longe de ser uma Nação com esses vermes governando.
O trabalho que vocês vem fazendo aqui é bom demais, reportagens claras, embasadas e mexendo em feridas antigas. Só me pergunto como fazer pra que essas matérias cheguem ao grande público.
Tudo que leio por aqui é muito superior aos DCM’s e afins, espero que vocês rompam o gueto da esquerda e alcancem o cidadão médio.
Precisamos do trabalho de vocês.
Não acredito que a imprensa faça isso pq é paga. Mas por convicção de que é importante hoje em dia atacar e eliminar a esquerda. Se atacarem a direita estarão fortalecendo a ideia de que não é só a esquerda que pratica corrupção e a elite abastada deste país está concisa a fim de retomar o crescimento de seu poder. É o Serra. Mas o Ministro da Justiça tb apronta todas e está blindado. E tantos outros.
A IMPRENSA BRASILEIRA IRIA DIVULGAR SE FOSSE DO PT O BANDIDO.SERGIO MORO IRIA INDICIA-LO SE FOSSE DO PT.É PERIGOSO ELE INDICIAR A DILMA PORQUE ESTAVA COMENDO SALSICHAS,COM DINHEIRO DA ODEBRECHE. MAIS OS COXINHAS SÃO INTOCÁVEIS. ESTES PODEM ROUBAR,PODEM FAZER TRAFICO DE COCAINA.PODEM ATÉ DEMITIR JORNALISTAS DA GLOBO E PAGAR A INDENIZAÇÃO COM DINHEIRO PUBLICO.DANDO 500 MILHÕES PARA A GLOBO COMO ESTAR FAZENDO MICHEL TEMER ,NÃO DIVULGAM NADA.
A imprensa passa a ser praticamente cúmplice da corrupção de José Serra. Essas acusações são feitas há décadas e não há nenhuma repercussão. Tempos atrás foi lançado o livro “A Privataria Tucana” com dezenas de documentos comprovando irregularidades envolvendo Serra e seus familiares e a grande imprensa ignorou ou atacou o livro. Agora diante de denúncias gravíssimas fazem essa nova blindagem.
A pergunta que fica é a seguinte: A imprensa faz isso de graça?
Quem recebeu 23 milhões em contas na Suíça tem patrimônio suficiente de comprar jornalistas. É de se suspeitar que, ao investigar a fundo José Serra, também se esbarre em alguns blogueiros e jornalistas que tanto o defendem.
Verdade, Reidson. O Privataria Tucana contém detalhes sobre esse caso do Serra que a Lava Jato descobriu agora. E o livro foi solenemente ignorado pela grande imprensa. Um abraço.
Está me parecendo o mesmo problema de quando Zé Serra era uma das grandes lideranças expressivas da UNE e quando se estourou o AI 4 E AI5 e se teve uma grande repressão aos movimentos estudantis nem no google se sabia o paradeiro dessa liderança.
Tá osso assistir os jornais da TV aberta. Tá osso mesmo. Está perigoso esse post também sumir igualzinho gradativamente como as notícias desse senhor que foram vinculadas na grande mídia…
Não está sendo fácil não….
João, há diversos assuntos que são “proíbidos” nas redações no Brasil. A censura implícita come solta aqui e o mais irônico é que o maior sensurador do Brasil são os donos de jornais e seus chefes de redação e, portanto, muitos são jornalistas.
Nesse tópico específico (Serra) é ridicula a parcialidade do Estado de São Paulo. Já declarou voto publicamente, o que não é errado, mas reforça as intenções. Não ver publicação alguma sobre fatos dessa relevância entregamo jogo que ocorre nos bastidores.
Jorge, também acho ótimo que o Estadão revele seu voto publicamente. Acho que todos os veículos deveriam fazer o mesmo.
Para derrotarmos o golpe precisamos derrotar o bloqueio da globo, que protege os golpistas, pois a emissora comanda o golpe.
hehehe
O problema dos apoiadores da direita golpista, seguidores do pato falsificado da FIESP, PANELEIROS, USUÁRIOS DA AMARELINHA DA CBF, nunca foi a corrupção no Brasil. Se esse fosse o real motivo, todos estariam de volta às ruas batendo panelas e protestando contra a QUADRILHA DE CORRUPTOS QUE ELES AJUDARAM A USURPAR O PODER. O objetivo desse povo era dar imunidade a essa corja máfiosa, auxiliar o parlamento de corruptos a dar um golpe na democracia, subtrair o estado democrático de direito , retirar garantias trabalhistas com o auxílio do que chamam de judiciário, a injustiça brasileira. Evitar que esses corruptos fossem processados, julgados e presos era a causa de todos protestos, não a intolerância a corrupção. É só olhar o caso mais emblemático dessa história, o caso Cunha, só foi preso depois de limpar as contas na Suiça com mais de 200 milhões em propina desviada dos cofres públicos. Para onde foi o dinheiro? O gato comeu literalmente!! O pobre de direita perdeu o único direito que tinha, a garantia da lei trabahista. O funcionalismo público, exceto do legislativo, judiciário e PF, principais apoiadores nos protestos favoráveis aos golpistas, o fêz em benefício próprio, em troca do aumento salarial, são os beneficiários do golpe. O resto a raia miúda vai amargar 20 anos sem reposição das perdas salariais. PARABÉNS! VOCÊ MERECE ESSA VITÓRIA. A PEC 241/55 é o preço da sua conquista, UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ. Achou ruim? Volta a bater suas panelas nas ruas com a diferença que agora estão vazias.
Concordo contigo amigo
Dois pesos e duas medidas
Rapidinho no baratzil um gângster bira vítima.
Mídia safada que uma respira hipocrisia sem limites. “Cadê a propina do Serra” deveria ser o novo mote em cima dos “jornalistas” da globo em locais públicos. Chega de ser cara de pau impunemente.
$$erra tem “uma” caderneta de poupança na Suissa, u$23 mi. Aumentar e ccriar tributos como o PSDB ? Repatriar dinheiro público ? Enrolation. Porque não seguir o sr. ronaldo cesar coelho, o banqueiro caixa II ?
A “anemia” em relação às delinquência do sr. chsn$$ler José $$erra é compreensivel. Doença causada pelo bacilo malapreta e a síndrome anglo-Yankee. O remédio é elevar a qualidade do povo, no momento tirar o país aproado para o subdedenvolvimento pelo comandante Temer . Nada de novo.
A imprensa quer dominar o Brasil. Nosso voto não tem nenhum valor. A eleição é usada como farsa de uma democracia. No final eles roubam o nosso voto, impedem com o uso da lei o mandato de presidente eleito e querem por em seu lugar depois de muitas artimanhas o Fernando Henrique Cardoso que sempre esteve na mão da Globo.
Esta é a verdadeira jabuticaba. Tentaram de tudo para acabar com a esquerda e com Lula e não conseguem. Agora colocam um sujeito fora do legislativo para querer governar os brasileiros.
Sou contra! E vou lutar nas ruas contra FHC, um professor que não se coloca contra a PEC 241 que vai acabar com a educação e a saúde.
Como pode a imprensa esquecer de perguntar a FHC o que ele pensa sobre a PEC 241 e agora no Senbado PEC 55.
FHC recebe aposentadoria da USP e do governo federal.
Ele tem que falar, sim. Estamos cansados da omissão de FHC.
Tenho acompanhado o jornal do boçal e não sai nenhuma manchetezinha sobre o careca. Estão cavando a cova deles. Ainda bem que tem internet, se não tivesse os brasileiros estariam beirando animalidade.
Você se supera a cada matéria.
obrigado, Ingrid! :)
Rede Goebbels de Televisão destruindo uma nação
Rede Göebles de Televisão destruindo uma nação!
É que absolutamente nada pode sequer ameaçar essa tenebrosa e ao mesmo tempo surrealista junta financeira-judicial-midiática que atualmente desgoverna o país.
Agradeço ao jornal e ao autor por abordarem esse assunto, eu mesma já estava esquecendo disso. Mas n podemos
Enquanto a esquerda não reciclar suas ideias e levar em conta que precisa se fortalecer no campo da guerra de informações jurídico-midiático e também no campo financeiro, essa direita ‘porca e entreguista’ que domina o país vai continuar empurrando goela abaixo os desmandos e as falcatruas dos serviçais do capital.
Agora que Inês é morta? Agora que perdemos parte significativa de nossa musculatura política?Fortalecer como? É mais fácil esperar o fracasso desse governo ilegítimo e golpista do que uma reação de nossas lideranças políticas. Sejamos realistas por favor.
Esperar agora se configura na pior das alternativas… isso seria poupar o carrasco de empurrar o apoio…
Também estou com esta linha de pensamento. A esquerda só se ergue novamente com a desgraça que será implantada pelo governo golpista e, talvez, por seu sucessor de direita neoliberal.
Acho muito difícil a destruição do país ficar insuportável até meados de 2018 pára dar força a esquerda novamente. Pois só quando a desgraça bater em todas as portas acreditaremos na besteira que fizemos mesmo com a mídia dizendo que “tá tranquilo, tá favorável”.
Digo sempre “nós” mesmo não tendo contribuído para o golpe, mas me considero povo e o povo contribuiu em muito para este golpe.