Desde o lançamento de The Intercept Brasil, em agosto de 2016, sucessivas crises políticas sacudiram o país, e a proximidade das eleições de 2018 deve intensificar esse processo. Mais do que nunca, aumentarão as demandas e as oportunidades para uma organização jornalística independente. Assim, temos o prazer de anunciar uma aquisição estratégica que irá comandar nossos esforços para fazer frente aos desafios no ano que se inicia.

Leandro Demori se juntará à equipe em janeiro como Editor Executivo de The Intercept Brasil.

A extensa e diversificada carreira de Demori dá a ele as melhores credenciais para ampliar o sucesso que The Intercept Brasil já angariou desde seu lançamento e propor inovações. Leandro foi anteriormente editor digital da revista piauí, e, antes disso, chefe de operações no Brasil do Medium, onde contribuiu com projetos inovadores de jornalismo. Foi ainda correspondente estrangeiro na Itália e já colaborou com Terra, Zero Hora, Radio France, Revista Galileu e TV Globo, entre outros.

Nascido e criado no Rio Grande do Sul, Demori também é autor de Cosa Nostra no Brasil: A história do mafioso que derrubou um império (Companhia das Letras, 2016) e um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). No início dos anos 2000, foi editor do premiado blog independente A Nova Corja, considerado um dos “blogs da década” pelo jornal O Estado de São Paulo.

“The Intercept Brasil preenche uma lacuna na mídia brasileira capaz de fazer um jornalismo independente e que não cubra apenas o poder central, a política partidária e os conflitos aparentes”, disse Demori. “Teremos um ano decisivo no Brasil, como há décadas não se via, em um contexto de corrupção extrema, interesses difusos e atores anti-democráticos. Por outro lado, vemos o levante de uma periferia urbana e rural desiludida politicamente, marginalizada culturalmente e que se sente traída economicamente, mas em ebulição e com poder e voz como nunca se viu. O desafio é olhar para os lados e encontrar as pautas ignoradas, aquelas que fazem diferença real na vida das pessoas, sem medo de atacar os poderes constituídos. Estou animado para trabalhar com a excelente equipe de The Intercept para expandir e aprofundar nossa cobertura do Brasil neste momento crítico.”

É com entusiasmo que damos as boas vindas a Leandro para consolidar The Intercept Brasil como veículo de destaque na mídia brasileira e fortalecer o panorama da mídia independente num momento em que isso se mostra essencial para o país.