Atualização (17 de dezembro de 2018): Depois de recebermos comentários contestando a versão apresentada pelos autores – afirmando que, na verdade, a motivação de Rui Barbosa foi evitar indenizações a donos de escravos – eu decidi escrever mais longamente sobre isso. Leiam aqui. Um abraço, Alê Santos.
Lista de e-mails gerenciada pelo MailChimp
Gente, que horror!!! Essa questão já está amplamente esclarecida (para todos que queiram se informar!!!!) Ruy Barbosa mandou destruir apenas os livros de registro de matrícula dos escravos. E para impedir que os ex proprietários conseguissem ajuizar ações pleiteando indenizações. Muito feio isso de ficar espalhando informações sem a devida pesquisa!!!!
Genial, parabéns pela história que conta histórias com muita história.
Amei… dá margem para muitas outras histórias cheias de histórias com temas que devem fazer história.
Arrasou, vou compartilhar muito. Gratidão.
Já suspeitava da idoneidade e do caráter desse Sr. Ruy Barbosa…
“Questão Minas x Werneck”.
Porque “conhecimento é irresistível”.
Suspeito da ideoniedade desse canal de informação, isso sim!
Ruy Barbosa era abolicionista. A versão hoje aceita pelos historiadores diz que ele queimou documentos fazendários — especificamente esses, e não todos os documentos da escravidão — para evitar que senhores escravocratas pleiteassem indenização do Estado. À época, Ruy Barbosa dizia que, se alguém merecesse ser indenizado, seriam os negros. Sugiro ler o trabalho de Américo Jacobina Lacombe sobre o assunto ou ou recém-lançado “Dicionário da Escravidão e LIberdade”.
Perfeito como uma luz que anda conquistando espíritos bem informados, e destruindo a burrice e desinformação. Vamos em frente…
Adorei! Foi a melhor análise que vi na imprensa sobre o Dia da Consciência Negra. Parabéns!!!
Ótimo quadrinho. Devia ser levado as escolas. Parabéns. Tudo faz sentido para não punir as famílias que mentiam escravos.
Muito bom!!! Arrasaram demais! Tem que ser impresso!
APENAS PARABENIZÁ-LOS PELA “HISTÓRIA EM QUADRINHOS” – Mto bom!!!
Abraços.
INTERESSANTE
Parabéns,sua definição foi perfeita.
todos os hipócritas hoje e mais 04 anos estão uindos!!
? Os “ESCRAVOCRATAS” não queriam Uma indenização ! Junto a recém parida e já convalescente Republica? pelas “perdas” provocadas pela lei Aurea
— Essa é a história que eu ouvi e li (faz sentindo) – Já que foi um dos fatores fundamentais dá queda do império, e que eu saiba a republica foi proclamada – sem alarde nem empolgação popular
Que deve a haver expropriação desse capital “SIM”, = manda a conta pro Doria – Amoedo -BOZO!
Que não existem Heróis “SIM” = Aqui é o Brasil!
Mas há de se ler a conjuntura factual e deliberadamente mesmo que plausível , não veja apenas o que você quer ver!
Queime o Cartório – prove que transferiu a propriedade do carro? Quem vai investigar o DETRAN?
-Proteste as Multas ache o atual dono eo processe
REF: https://www.conjur.com.br/2015-set-13/embargos-culturais-rui-barbosa-polemica-queima-arquivos-escravidao
http://anticast.com.br/2017/02/salvomelhorjuizo/smj-41-ruy-barbosa/
//Não quero ser desrespeitoso com as questões identitárias, mas use um pouco de lógica! , recibos sem contra prova são falsos!
História do Brasil é fanfic agora ?
Muito interessante este quadrinho.
Adorei a tirinha. Isso deveria estar nas escolas. Material para que nós professores pudéssemos trabalhar com as crianças, de linguajar mais próximo ao delas
Parabéns.
Que tirinha maravilhosa, obrigada pelo belo trabalho ????
Essa sequencia de quadrinhos deve estar nos próximos livros didáticos de história para o ensino fudnamental <3.
Faz sentido. Os fazendeiros escravocratas com certeza tinham a documentação da compra de escravos, e portanto, não dependiam dos arquivos do governo. Rui Barbosa é um desses falsos heróis como Tiradentes.
Muito esclarecedora a tirinha. Amei!
Nossa! Muito obrigada pelos quadrinhos. Eles são gentis e cativantes. Eu não sabia de nada disso e vc me ajudou a entender um pouquinho mais da nossa história e tb do quanto ainda temos q trabalhar pela conquista da igualdade.
Igualdade na lei não é igualdade na realidade. Ao queimar arquivos membros das elites confessam sua responsabilidade pela escravidão.
Bela fanfic..nota6/10.
A explicação oficial é que Rui Barbosa teria queimado as notas fiscais de compra e venda dos escravos para que evitar que a Justiça concedesse indenização aos ex-senhores de escravos.
exatamente! Essa difamação contra um dos maiores abolicionistas da sua época exige uma retratação.
Quem quiser conhecer melhor essa figura chamada Rui Barbosa, considerado por alguns como homem honrado, leia o livro Mad Maria, do escritor Marcio Souza.
Formidável essa publicação!!!
Parabéns à equipe Theintercept responsável pelo quadrinho. Sensacional! E esse Rui Barbosa, que decepção!
Adorei a apresentação!
Parabéns : inteligente, sincera é tão necessária !!
Parabéns de novo!!!
TODA ARTILHARIA CONCENTRADA AO CORAÇÃO DE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, TEM COMO OBJETIVO MAIOR, INFLIGIR DERROTA DEFINITIVA NA QUESTÃO IDEOLÓGICA DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS, PARA ATENDER A SATISFAÇÃO PLENA DA ELITE DE DIREITA “SUPREMACISTA” EM SEU ABUNDANTE ESPÍRITO DE ÓDIO CONTRA POBRES E NEGROS.
Mais do que acabar com o Estadista Lula, é a necessidade imperativa da Elite de Direita (que tanto odeia afrodescendentes, pobres e Projetos de Inclusão Social), de desmantelar de vez com qualquer partido de classe de trabalhadores, para que nunca mais, a esquerda ouse pensar em ocupar o poder político novamente.
A população socialmente excluída, precisa deixar de ser ingênua e parar de se iludir achando que a Elite “Supremacista” da Direita Escravagista, tenha qualquer compromisso moral ou legal com a Justiça Social.
Muito pelo contrário, a Elite de Direita, que sempre tratou os pobres como lixo, por considerar os socialmente excluídos como “Seres Inferiores”, sempre se sentirá como um “Predador Natural”, no pleno direito a explorá-los como se fossem estes, outros animais irracionais quaisquer.
O povo precisa deixar de acreditar nessa farsa de que “Todos são iguais perante a lei”, e ter em mente que o Estado é um “Aparelho” a disposição e a serviço de quem detém o poder sobre os meios de produção, que é a Elite, em seu eterno propósito de escravizá-lo.
Precisa entender que na verdade, o ódio à Lula, não passa de ódio a pretos e pobres.
Em sua grande maioria, os afortunados da Direita milionária de hoje, donos das mansões das zonas nobres das cidades desse país, estes mesmos herdeiros das riquezas oriundas de uma vida de crime contra a humanidade no passado com a escravidão, ao contrário de se sentirem ressentidos e envergonhados de seus legados no histórico criminoso de ancestrais, continuam soberbos, destilando ódio a pobres e pretos, que indignamente, sobrevivem até hoje, em comunidades e favelas.
Assim é este mundo inumano, onde falta pão e sobra NÃO.
Roberto Nascente
A EUGENIA NUNCA ESTEVE TÃO PRESENTE – A PURIFICAÇÃO DA RAÇA.
Estamos em situação cada vez mais difícil quanto a avanços para conter o ódio na Sociedade.
Nunca a estratificação da pirâmide social foi tão consistente e de tamanha relevância ao contexto da Eugenia como agora. Nem mesmo durante o Nazismo de Hitler na década de 30 e 40, ou da “Purificação das Raças” nos EUA, entre 1900 à 1940, período em que se esterilizava na forma da lei, tanto negros quanto também, brancos, os desqualificados economicamente, considerados “White Tresh”.
A Extrema Direita “Supremacista” Conservadora, mais do que nunca impõe a estratificação de uma Sociedade hierarquizada na subdivisão de raças.
QUANTO A NEGROS E POBRES…
Não adianta gritar, protestar, espernear…
Preto só será efetivamente combativo ao racismo e respeitado na sociedade, quando intelectualmente, se igualar ou ultrapassar a Elite “Supremacista”, essa corja da Extrema Direita que tanto odeia afrodescendentes, pobres e projetos de Inclusão Social.
Desculpem, mas não havia nem nunca houve uma lei em curso para indenizar os escravizados. Pelo contrário, havia uma pressão dos fazendeiros em requerer a indenização. Ruy tomou a atitude, mas não a executou. Ele já não era mais ministro da Fazenda quando houve a queima, e os abolicionistas da época comemoraram o ato.
Fiquei pensando se foi evitar os gananciosos escravocratas de pleitearem a indenização do Estado ou evitar processos dos próprios escravos!?
Não era necessária uma lei específica, vez que o ordenamento jurídico então vigente permitiria, sim, o ajuizamento e possivelmente decisões favoráveis, vez que se tratava de expropriação de patrimônio.
A decisão foi dele, depois do parecer que expediu, contrariamente ao pleito indenizatório. Antes de satanizar personagens que já não mais aqui para se defenderem, é bom pesquisar as fontes históricas. Na historiografia esse assunto já se encontra completamente esclarecido. Ruy Barbosa foi um abolicionista.
Caros, parabéns pelo trabalho de vocês!
Além de a informação sobre Rui Barbosa estar errada (ou no mínimo bastante distorcida), a HQ ainda sugere que por isso não existem documentos sobre a escravidão. Mas existem e aos montes. Quem nega a existência ou a crueldade da escravidão não merece ser levado a sério, é como essas pessoas que dizem que a terra é plana.
Muito boa a tirinha, abre uma.importante discussão pelo olhar do escravizado. Porque a história é geralmente apenas contada pir vencedires, pela elite poderosa e pelos heróis.
Tem gente que pensa que não deve ter nenhuma compensação só pelo motivo da escravidão ter acabado a 130 anos. Muitos não sabem nem em que ano no papel acabou a escravidão.
Na cidade de Amparo SP, onde eu moro, o museu dispõe de jornais de meados da segunda metade do século XIX em que se noticiava sobre escravidão. Minha avó, nascida em 1915, hoje com 103 anos, ainda tem memória de pessoas sendo tratadas como escravas em 1926 aqui na cidade.
Caros, essa é uma das fake news históricas mais disseminadas e já desmentidas. Ruy Barbosa era abolicionista. A versão hoje aceita pelos historiadores diz que ele queimou documentos fazendários — especificamente esses, e não todos os documentos da escravidão — para evitar que senhores escravocratas pleiteassem indenização do Estado. À época, Ruy Barbosa dizia que, se alguém merecesse ser indenizado, seriam os negros. Sugiro ler o trabalho de Américo Jacobina Lacombe sobre o assunto ou ou recém-lançado “Dicionário da Escravidão e LIberdade”.
Com um pouco de leitura, vê-se que é um absurdo a ideia de que Ruy Barbosa queria “negar” a escravidão. Responsabilidade e rigor com informações são importantes nestes tempos de fake news, convém fazer uma correção em respeito aos leitores do Intercept. abs
a historiografia conta que a indenização seria aos senhores, não aos escravos… qual a fonte da tirinha?
eitaaa the intercpt, que quadrinho massa viu, e ainda ha quem diga que Ruim Barbosa foi bom. Bom pra quem?
minha contribuição para uma data muito especial
https://youtu.be/zhu56guHeM4
Fiquei surpreso com a ligação entre João Dória e a escravidão…
É preciso os professores de história, sempre fazer essa ligação, entre a escravidão e a liberdade das pessoas.
Que quadrinho massa! Parabéns the intercept!
TÁ ACHANDO RUIM? QUE NADA, ESQUENTA NÃO, VAI PIORAR AINDA MUITO MAIS. NA VERDADE, AINDA NEM COMEÇOU…
> https://youtu.be/pzlfwT-ueoE
Parabéns aos autores do quadrinho. Excelente texto e arte mostrando a realidade da escravidão africana. Sinto-me representada.
https://www.conjur.com.br/2015-set-13/embargos-culturais-rui-barbosa-polemica-queima-arquivos-escravidao
Será que agora eles entenderão? Incrível!
Era um contexto onde muitos senhores ainda queriam cobrar do estado indenizações pela liberdade dos que escravizavam. Alegavam que estavam “perdendo propriedades”.
http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/a-j/FCRB_FranciscodeAssisBarbosa_Apresentacao_livro_RuiBarbosa_queima_arquivos.pdf
Existem versões sobre as motivações desta atitude. Naquele momento tinha-se mais chances de que os escravagistas fossem beneficiados que os escravizados. Não é difícil entender se pensamos no país ainda hoje…
Os proprietários teriam seus documentos bem guardadinhos se quisessem indenização, além de documentos em cartório.
Porém os pretos recém libertos, analfabetos e amedrontados, dependeriam totalmente dos registros governamentais.
Poderia indicar referências bibliográficas para os mais curiosos consultarem. Existem diferentes versões pra explicar a atitude de Ruy Barbosa.
Também gostaria de referências, porque a versão da motivação do Ruy Barbosa apresentada aqui, difere da apresentada nesse podcast:
http://www.central3.com.br/fronteiras-invisiveis-do-futebol-56-13-de-maio/
https://www.conjur.com.br/2015-set-13/embargos-culturais-rui-barbosa-polemica-queima-arquivos-escravidao
Uma boa referência é o Dicionário da escravidão e liberdade
https://www.geledes.org.br/dicionario-da-escravidao-e-liberdade-joga-luz-sobre-complexa-relacao-entre-os-africanos-e-o-brasil/
Não me lembro onde li, mas a queima dos arquivos pelo que lembro foi motivada pela revindicação dos donos de escravos pedindo por compensação monetária pelo estado
Muito interessante o artigo, Ruy Barbosa hein? Quem diria?