Leandro _Demori

Ele nos distraiu e nos enganou de novo: o que o governo aprontou enquanto Bolsonaro mentia para proteger os filhos

40854136203_c6ab00286b_o-header-1563645949

Foto: Marcos Corrêa/PR

Este texto foi publicado originalmente na newsletter do Intercept Brasil. Assine. É de graça, todos os sábados, na sua caixa de e-mails.

Bolsonaro soltou sua metralhadora de mentiras e impropérios durante a semana. O presidente que já mentiu em público mais de 200 vezes desde janeiro resolveu usar mais uma vez a estratégia para desviar a atenção dos filhos: um fritador de frango que sonha virar embaixador, outro enrolado com seu próprio laranjal miliciano. A cortina de fumaça serviu muito bem. Enquanto Bolsonaro inventava histórias sobre Miriam Leitão, o Brasil Real Oficial, uma newsletter escrita pelo jornalista Breno Costa, monitorou o estrago que o governo fez no país em poucos dias. Abaixo, alguns tópicos para que vocês repassem adiante. São essas as coisas que merecem nossa atenção.

Uma portaria (assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub) tirou das mãos dos reitores da universidades federais o direito de nomeação dos pró-reitores. As nomeações serão feitas agora pela Casa Civil e passarão pela aprovação da Secretaria de Governo. Ou seja: o governo concentra mais poder em Brasília e poderá, eventualmente, nomear pró-reitores para sabotar projetos ou tumultuar gestões. A destruição do conhecimento é, como se sabe, uma das etapas dos regimes autoritários.

Bolsonaro criou um grupo de apenas três pessoas, todas do governo federal, e deu prazo de somente 30 dias para concluir um “estudo” (use aspas, por favor) para a “simplificação do regime de outorga” da lavra garimpeira. Ou seja: em pouco tempo, deverá ser ainda mais fácil ter autorização para garimpar, sobretudo, ouro e diamante, no país que já sofre uma epidemia de garimpo e que sente a pressão de fundos bilionários ameaçando cortar ajuda à Amazônia pelo evidente compromisso do governo – e de Ricardo “Yale” Salles – com a destruição da floresta.

As Juntas Comerciais não são mais obrigadas, como eram desde 2014, a comunicar ao COAF quando detectam sérios indícios de crimes registrados em documentos produzidos em suas dependências. O objetivo era ajudar os órgãos de controle a combater a lavagem de dinheiro. Agora, caberá a cada estado criar suas próprias regras. Por enquanto, não há regras. Os corruptos agradecem.

O governo decidiu levar o Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil. O órgão estava no Ministério da Cultura. Isso concentra, mais uma vez, poder no núcleo de Brasília. Além de jogar o órgão no colo de Onyx Lorenzoni, o decreto ainda reduziu de nove para cinco o número de representantes da indústria do audiovisual e da sociedade civil no grupo. O governo também tinha nove cadeiras. Agora, tem sete. O governo virou maioria.

Em apenas uma semana, distraindo a opinião pública com mentiras e insanidades, Bolsonaro amassou ainda mais as universidades públicas (responsáveis por 90% da pesquisa no país), apontou para mais destruição do meio ambiente por meio de uma farra do garimpo, afrouxou o combate à corrupção e se pôs em guerra com a indústria do audiovisual – que movimenta bilhões. Bolsonaro é um trator em movimento. Cabe prestar menos atenção no ronco do motor e mais nas implacáveis esteiras.

 

Correção: 21 de julho, 01h32.

Diferentemente do escrito em uma versão anterior desta reportagem, são as universidades públicas, e não somente as federais, as responsáveis por 90% da pesquisa no país. A informação foi corrigida.

ANTES QUE VOCÊ SAIA… Quando Jair Bolsonaro foi eleito, sabíamos que seria preciso ampliar nossa cobertura, fazer reportagens ainda mais contundentes e financiar investigações mais profundas. Essa foi a missão que abraçamos com o objetivo de enfrentar esse período marcado por constantes ameaças à liberdade de imprensa e à democracia. Para isso, fizemos um chamado aos nossos leitores e a resposta foi imediata. Se você acompanha a cobertura do TIB, sabe o que conseguimos publicar graças à incrível generosidade de mais de 11 mil apoiadores. Sem a ajuda deles não teríamos investigado o governo ou exposto a corrupção do judiciário. Quantas práticas ilegais, injustas e violentas permaneceriam ocultas sem o trabalho dos nossos jornalistas? Este é um agradecimento à comunidade do Intercept Brasil e um convite para que você se junte a ela hoje. Seu apoio é muito importante neste momento crítico. Nós precisamos fazer ainda mais e prometemos não te decepcionar.Faça parte do TIB 

Entre em contato:

Leandro Demori[email protected]​theintercept.com@demori

Deixe um comentário

Oi, Demori! tudo bom? Muito serviço aí?
Então, eu tô procurando um comentário antigo que fiz (acho que foi por aqui). É um em que dizia que a estratégia maluca do coiso poderia se voltar contra ele. Atentava pro fato de que, quando ele atingisse pessoalmente aos interesses externos, podia ser que as pressões para sua retirada pudessem aumentar. Algo do tipo.
De qualquer forma, acho que acertei. Mas, não tô encontrando a tal baboseira que falei.
Se eu disse algo que merecesse ser retirado, por ser ofensivo ou qualquer coisa, vai desculpando.
Bom trabalho pra todos aí e, como sempre, parabéns por tudo!

Patético e perigoso!
Estamos em pleno retrocesso, podemos estancar por aqui: Vamos p’ras Ruas! Revolução pacífica já.

Farei algumas perguntas pra quem ama o Bolsonaro!

Você sabia que o mercado de aplicações financeiras mencionado por Ladislau Dowbor em sua obra “A era do capital improdutivo” , retira, diminui e evita que empregos sejam gerados? Sabia disso?

Você já perguntou ao bolsonaro como ele vai combater o capital improdutivo e se ele tem intenção de combater isso? E como ele pretende fazer isso?

Você sabe qual é o efeito do capital improdutivo no Brasil? O efeito é o preço das coisas aumentarem e o desemprego aumentar.

Nascer burro todo mundo nasce, é aceitável ser burro, mas permanecer na burrice é uma grande deficiência mental que precisa ser tratada.

Pesquisem sobre um nome no YouTube; “Ladislau Dowbor A era do capital improdutivo”

Acabei de ler que vai ter outra reforma trabalhista, pq esse governo não vai sossegar enqto não ver o povo escravo. Ja vao tirar 30% de adicional dos motoboys, conquista do governo pt. Aumento de agrotóxico, briga com países que são parceiros comerciais. Isso é um.poço sem fundo

Bolsonaro é um trator em movimento, este titulo eu gostei muito, e isto é uma verdade.

O Brasil não vai mais parar de crescer e avançar rumo ao desenvolvimento.

E não é só ele não que merece este titulo, todos os seus ministro também são tratores que não param, é projetos e obras para todo lado, sempre pensando no desenvolvimento da iniciativa privada, para que novos empregos sejam gerados e o Brasil venha a crescer de verdade.

Esse ai eh gado com orgulho! MOOOOONNNNN

Boa tarde,
Sou leitor das notícias desse referido noticioso e quero saber com as prisões dos supostos rackeres, se haverá continuação das divulgações das conversas dos procuradores da lava jato e do ministro moro?
Obrigado E forte abraço

Alguns pontos positivos do presidente:

-Malha ferroviária parada desde a decada de 80 sendo reiniciada.
-redução de ministerios
-abertura de inquéritos de gastos com dinheiro publico sem explicação
– adesão de comércio com EUA, e Europa
– redução da criminalidade (dados factuais e não oponiao propria)
– pavimentação de rodovias, antes paradas
– consertando a cagada da transposição do rio sao francisco, q só serviu pra roubar dinheiro
– abertura de concurso para policiais federais
– leilão de aeroportos sucateados, agora será dinheiro pro governo e aeroporto de primeiro mundo.
– PIB não está mais no negativo
– mais de 140mil fraudes do bolsa familia foram descobertas e estão sendo processados

Nossa… Cansei! Se quiser mais informação segue o twitter, intagram, facebook ou o canal no youtube do jair messias bolsonaro, ou acesse todo dia o portao de noticias do governo federal!

Grande abraço! E se informem antes de vomitar merda…

Creio que além de ser o que é, desde o início é manipulado por outros muito mais espertos e nós entramos neste jogo de quebra cabeça fugindo do cerne da questão. A questão é quem governa o Brasil?

Yale. Kkkk. O ministro cara de pau. Num país sério esse cara teria sido substituído sem ninguém nem tocar no assunto pra evitar passar vergonha.

Obrigado Intercept pelo trabalho excelente. VAMOS DESBANCAR ESSES VAGABUNDOS!

Vertiginosa a velocidade com que este presidente
desmonta o país.
Lamentável!

Em nada me surpreendi. Essa família é demoníaca . O país parece envolvido em uma macabra obra do satanás.
#vazajato
#BozoTirano

izabel maria da silva

Precisamos urgente de reagir contra essa destruição…

Precisamos para de ficar escrevendo aqui e ali e começar a reagir. Vamos unificar vários movimentos em prol do meio ambiente, dos trabalhadores, das pessoas que dependem do SUS, dos estudantes e etc. Precisamos agir. Precisamos de ajuda para coordenar uma gigantesca reação. Não precisamos de toda sociedade, já que a maioria que votou nele é pior ainda que o mesmo.

Além disso acabou com as cipas, acabou com divetsas normas reguladoras trabalhistas, tirando responsabilidades dos patrões com as seguranças dos trabalhadores e trabalhadoras e afrouxandobas leis que classificam trabalho escravo.
O estrago é muito maior

Não existe almoço grátis.
Vão trabalhar.
País estava todo quebrado, e vem apresentando melhora mesmo com pouquíssimo tempo de governo.
Mas a mamata acabou, quem não trabalha não ganha.

Cite uma melhoria.

Esperando alguém citar uma melhoria……

Melhora para quem??? Estamos com a economia estagnada, e o que gerar lucro é devido à nossa desindustrialização! Estamos embicados para baixo, sem perspectiva de melhora estrutural!

“Mas a mamata acabou”

HAHAH

O nível de imbecilidade a que uma boa parcela da população chegou é impressionante…

Não existe almoço grátis mas existe trouxa que aceita qualquer capim…E tu merece um fardo do tamanho de um bonde seu bunda mole…

Agora a culpa é dos preto? Num país onde para se falar de qualquer africanidade um branco precisa ser o porta-voz?
Cômodo.

Desejo que as pessoas inteligentes deste país não caiam no conto de vigário daqueles que pregam a igualdade neste país postando fotos ao lados de motos esportivas e carros de luxo. Será mesmo que o monstro é mesmo a esquerda?

JBN_CTBAjardsonbarros Tiago

Sim é !!

Essa vigilância e imprescindível. A nação brasileira, que está sendo devorada, agradece.
Obrigado

“Recomendo a todos que procurem o canal Portal Rubem Gonzalez.”

Acompanhava o canal dele na época das eleições ano passado, mas o cara foi radicalizando cabuloso..

Sem tempo irmão.

Rosivaldo Travassos de Melo

PESSOAL ONDE QUE NÓS ESTAMOS VIVENDO PARA UM LIXO COMO ESSE PRESIDENTE PRESEPADA COMO JAIR MESSIAS BOLSONARO FALA DE PRESIDIÁRIOS SENDO QUE O FILHO DELE É O PIOR MAFIOSO BANDIDO QUE EXISTE NA FACE DA TERRA POIS É UM LADRÃO VAGABUNDO DESGRAÇADO QUE ESTÁ ENVOLVIDO COM QUEIROZ E COM A MILÍCIA ASSASSINA PARA TIRAR A VIDA DE PESSOAS INOCENTE POR QUE CONSTRÓI PRÉDIOS NOS MANGUES NO RIO DE JANEIRO SEM APROVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SETOR TÉCNICOS COMO DA PREFEITURA DESSE ESTADO NO RIO DE JANEIRO PARA VENDER TAIS PROPRIEDADE COMO ESSE CRIMINOSO VEM FAZENDA PARA ENRIQUECER ILICITAMENTE NAS CUSTAS DESSAS VÍTIMAS QUE SEQUER PODEM MAIS FALAR POIS JÁ ESTÃO MORTAS ESSAS PESSOAS POBRES COITADOS POR CAUSA DA GANÂNCIA DO MISERÁVEL COMO ESSE DESGRAÇADO POIS LEMBRAM DAQUELE EDIFÍCIO QUE CAIU NO RIO DE JANEIRO QUE MATOU DEZENAS DE PESSOAS ACABANDO COM A FAMÍLIA INTEIRA POIS TUDO ISSO ACONTECE POR CAUSA DO ASSASSINO COMO ESSE FILHO DE JAIR BOLSONARO

Rilton Teixeira Santos

Eu sugiro uma versão do The Intercept impressa com distribuição gratuita nas ruas. A população precisa se informar e dessa forma já estariam fazendo sua parte. Aí sim, até eu assinaria e colaboraria com o financiamento público do veículo. Tendo em vista que o governo está começando o desmonte do sistema protestos por meio do corte das verbas que financiam o conhecimento e a cultura. Fico grato pela iniciativa, desde que não seja aliado de algum partido.

Sinto muito pelo nosso país :(

Eloi Angelo Gio: Se esse ESQUERDOPATA lamenta a perda do poder dos seus comparsas então ponto para os brasileiros!

Mas tu é burro pra caralho, hein… Pqp!

A cultura está subordinada ao Ministério da Cidadania de Osmar Terra, ou seja não existe mais Ministério da Cultura como mencionaram no texto. De qualquer forma, só desmonte a cada dia que passa.

Assino embaixo ! Grande ideia !

JANIE KISZEWSKI PACHECO

Cada notícia que leio sobre o governo Bolsonaro me causa estupor, repulsa e indignação ! Horror! Horror!

Cadê os vídeos?

Totalmente desanimada, se não houver uma guerra armada, nada acontecerá

Parabéns, então fazendo um ótimo trabalho
Essa tática de cachorro raivoso está funcionando. Funcionou durante o processo eleitoral, vai funcionar agora.
A Sociedade brasileiro é, predominantemente, conservadora, e, de modo geral, adepta ao diálogo construtivo, ou seja, apontar os erros do adversário sem propor alternativas alinhadas com a visão da maioria do eleitorado só os afasta. Lula teve sucesso com isso, muito porque soube ceder aos Liberais quando conveniente ou necessário.
Essa bolha que vocês mantêm com toda a gritaria histérica e o debate inflamado, efetivamente, não vai mudar nada, a não ser impulsionar a metamorfose do anti-petismo em anti-esquerdista e depois em anti-progressismo.
Se o intuito é provocar mudanças no Governo do pais, é bom cair a ficha. A tática da lacração não atinge meu tio, ele é imune, a não ser que tenha eco na sua memória afetiva e história vivida, ele não sofreu com a ditadura, não é que ele concorde ou apoie essa prática, simplesmente não liga, ele não teve contato com complicações de aborto dentro da família, o padre e o pastor dizem que é pecado, hora, vocês nunca terão mais credibilidade do que um padre e um pastor (mesmo um espirita tem restrições ao aborto). Vocês precisam, se querem ter algum impacto na sociedade, saber conversar com o meu tio, porque o Brasil é um país de tios e, olha só, o Bolsonaro incorpora o personagem “tiozão do churrasco”.
Mas, se o intuito é apenas monetizar, ganhar visibilidade e ser ouvidos…
Parabéns estão fazendo um ótimo trabalho
Reginaldo de Guarulhos
(não sou tio… ainda)

Acham que é brincadeira? O fritador de hambúrguer quer fritar (literalmente) quem discordar deste governo

Como uma pessoa e toda a sua família podem ser tão mau caráter.
Quanto ao pessoal que se digladia sobre o papel do jornalismo em cobrir ou não determinados fatos e atos do desgoverno, quero lembrar que tais medidas prejudiciais ao país e aprovadas, não são submetidas à apreciação da Câmara ou Senado.
Portanto, cabe a cada um de nós e daqueles que nos representam exigir a revogação de tais medidas.

Parabéns pelo trabalho de vocês! Isto é ser cidadão! Obrigada por lutar pelo povo brasileiro pela nossa Nação! Que Deus os abecoe e proteja seus caminhos e suas lutas incansável na busca de um Brasil mais justo e igualitário.??????

por fim jornalismo de verdade

Como assim fomos enganados? Quem foi enganado foi a mídia desconstruidona que fica fazendo reportagens sobre Damares e hino Nacional. Tem gente fazendo beicinho porque Bolsonaro quer censurar o Ancine. Pararam para contabilizar quantas pessoas trabalham com audiovisual ? Enganados foram os jornalistas que se ligam mais no semiótico do que no mundo real.

Edgar Martins Fraga

Tá igual o quero-quero pia num lado o ninho é no outro, só vamos ver o q sobra , falta três anos e 71 dias.

Oq aconteceu cadê as notícias acabou ?

Caro Demori,
Observações como estas fizeram Arnaldo Jabor!
Enquanto as pessoas se atentam às sandices de um lado, inclusive fazendo tudo parecer normal, do outro lado a foice vai cortando algo.
Esta estratégia é usada também por Trump.
Infelizmente a corda quebra sempre para o lado mais fraco.

O Brasil está com o The Intercept e com o grande Glenn Greenwald. Estamos do mesmo lado amigos.

Vocês sim fazem Jornalismo com “J”, ao contrário dos demais órgãos de imprensa marrom brasileiros, que vivem de mamar nas tetas do governo e só publicam o que os donos das emissoras querem.

Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados (Publicidade).

O Brasil precisa do The Intercept, aliás, nós queremos um “The Intercept TV”, se vocês não conseguirem de início entrar na tv aberta, queremos uma TV Intercept no Youtube.

Eu já tenho até Jornalistas em mente para apresentar o Jornalismo da TV Intercept. Eu colocaria Bob Fernandes e Márcia Tiburi.

E me chamem para ser o produtor do canal, please!

Fui lá conhecer e acabei dando de cara com um vídeo dele negando a chegada do homem à lua. Sério que merece credibilidade?

As universidades públicas são responsáveis por 90% da pesquisa no país, não é um número só das federais.

A mentira como boi de piranha. O circulo pensante de Bolsonaro sabe que a imprensa brasileira é fraca e de desempenho lastimável. Sabe, também, que jornalistas trabalham engessados, com pautas pré definidas pelas chefias de Redação, situação que os impede de fuçar/garimpar temas de bastidores, muitas vezes graves e polêmicos. Veja como exemplo esses assuntos trazidos à tona pelo TIB, que passaram batidos pelas Redações dos principais órgãos de comunicação do país. Ou esses órgãos de imprensa mudam a forma de trabalhar, dando liberdade total aos seus jornalistas para se infiltrarem em todos os setores do governo, ou Bolsonaro nadará de braçada até o final. Parem de perder tempo com escândalos previamente pensados e programados, os chamados bois de piranha, e vão atrás do que é verdadeiramente útil. Pratiquem jornalismo!!!

Primeiro que Bolso é um estúpido mesmo, não tem como se negar isso.
Mas também é um traidor, golpista, lesa pátria.
E de brinde, em nome da classe quadrilha dominante, está detonando com o povão.
Enquanto mente, ele arrebenta com a economia.
Dialogar com bolsonáricos, é o mesmo que dar remédio para mortos.

Por um acaso Lula te contou a verdade? Onde ele escondeu o resto do dinheiro roubado de nosso suor? Voces sao hipocritas!!!!!!
Vamos combater ate o fim esse esquerda aleijada, corrupta e encaganora!!!

Você é burro assim mesmo ou tá fingindo pra ficar parecido com o Bolsomilicicoca?

Bolsonaro não traiu ninguém. É só mais um brasileiro neto de imigrantes que tenta nos impor um projeto europeu de nação depurada racialmente. O sujeito é tão imbecil que ficou anos sendo ouvido só pelos próprios pares: supremacistas brancos.

Os reitores continuam tendo poder para nomear pró-reitores e diretores de unidades descentralizadas. É preciso ler o que consta no decreto citado na portaria. Vocês divulgaram uma informação errônea e seria preciso corrigi-la. Informo isso como grande admirador do jornalismo que vocês pratica e como oposição radical a esse desgoverno

Notem que a grande forma de “investigação” é checar postagens em redes sociais. Um ex chefe meu já perdeu contratos militares por ter escrito a favor de políticas do PT. Apaguem seus posts antes das indicações oficiais.

Do Toffoli vc não falam nada?

Na próxima.

E o mais lamentável de tudo isso, é que o Messias já vinha dando sinais de insanidade e incapacidade a vários anos e, mesmo assim votaram nele! Eu desculpo os mais ignorantes, que acreditaram em sua propaganda, mas não consigo admitir que pessoas que conheço, com discernimento suficiente, terem escolhido este cara, mesmo que fosse para votar contra o PT, imperdoável!

Esta matéria devia ser considerada utilidade pública.

Como sugestão: uma matéria que instrua ao público como monitorar os governantes.

Francisco Oliveira

Colocaram um doido, na presidência de um país. Agora teremos que suportar esse porco com toda sua porcaria por quatro anos, um racista que chama todo o Nordeste de “PARAIBA”. Merda agora tem nome Bolsonaro.

Triste saber que há tantas pessoas desprovidas de humanidade e capazes de apoiar um governo tão baixo. Estamos caminhando para a podridão.

Bolsonaro conseguiu se superar esta semana. Pior é imaginar que teremos que suportar “isso aí” até 2022.

Parabéns pelo trabalho. Admiramos vocês

Concordo. Também acho que somente uma ação coletiva, internacional e organizada com base nos tratados internacionais podem desmascarar, apesar de ser tão evidente, o neofascismo que se instaura. A imagem de Donald Trump também está bem arranhada, principalmente após sua declaração racista e a conivência absurda de seus apoiadores.

Faltou falar da Portaria 604/19 sobre domingos e feriados do trabalhador.

Vocês são um alento à resistência contra o fascismo. Continuem a fazer o bom jornalismo.

Nesta matéria há um breve equívoco que precisa ser corrigido. As universidades públicas (e não as federais) respondem por mais de 90% da produção científica do país. A manchete apontada no link está correta. Mas no texto desta reportagem saiu errado. As universidades estaduais paulistas (que embora públicas não são federais) são responsáveis por grande parte da produção científica das universidades públicas.

Oie…o assunto é Bolsonaro mas vou falar sobre o Moro, já tem colunista da Veja querendo mudar de lado de novo… que Glenn perdeu o rumo ,está na banguela e por aí vai.Espero que não,mas pela diminuição dos vazamentos já fiquei pensativa!

Diminuição essa semana saiu inúmeras do dalagnol e ate do MOro falando sobre dinheiro publico assim sem orçamento sem nada, como se fosse dinheiro deles, se fosse na iniciativa privada odalagnol já estava na rua

Sabe pra que serve isso né? Pra deixar pessoas como vc exatamente como estão. Como se tudo que aconteceu não fosse mais o foco da coisa e o foco da coisa agora fosse julgar quem investiga é não quem fez merda. Vcs são muito manipuláveis mesmo piada

Está difícil, muito difícil, estou perdendo as forças.
Obrigada por existirem, Deus abençoe vcs, em especial ao Glenn.

Eu sei que está dificil demais, mas nao podemos esmorecer. Temos que nos unir mais do que nunca. Nao podemos deixá- lo agir como se o Brasil pertencesse a ele. Como se o país fosse sua empresa.

Vcs jogam contra o governo, isso não existe vai propagar outras coisas e deixem de ser bestas.

Filho, governo não é seu amigo. A maior oposição de qualquer governo é o povo. Quando o povo vira puxa saco de políticos eles ficam à vontade pra fazer qualquer coisa, menos o trabalho deles.

Filters SVG