Uma enorme coleção de materiais nunca revelados fornece um olhar sem precedentes sobre as operações da força-tarefa anticorrupção que transformou a política brasileira e conquistou a atenção do mundo.
O Ministério Público Federal pediu duas vezes ao então juiz Sergio Moro operações contra a filha de um alvo da Lava Jato que vive em Portugal como forma de forçá-lo a se entregar. Apesar de ser titular de contas no exterior que receberam propinas, ela não era suspeita de planejar e executar crimes.
O plano, revelado em mensagens de Telegram trocadas entre procuradores e entregues ao Intercept por uma fonte anônima, era criar um “elemento de pressão”, como disse o procurador Diogo Castor de Mattos, sobre o empresário luso-brasileiro Raul Schmidt. O MPF apelou a Moro mirando na filha do investigado: queria que o passaporte de Nathalie fosse cassado e que ela fosse proibida de sair do Brasil. O plano era forçá-lo a se entregar para evitar mais pressão sobre a filha.
Na primeira tentativa, Moro vetou a manobra dos procuradores. “Apesar dos argumentos do MPF, não há provas muito claras de que Nathalie Angerami Priante Schmidt Felippe tinha ciência de que os valores tinham origem ilícita e/ou eram fruto de atos de corrupção”, argumentou num despacho.
A tentativa frustrada dos procuradores de cassar o passaporte de Nathalie para pressionar o pai a se entregar ocorreu em fevereiro de 2018. A justiça portuguesa havia determinado o cumprimento da extradição de Schmidt para o Brasil no mês anterior, mas ele não foi encontrado onde morava, em Lisboa, pelas autoridades locais.
Em maio daquele ano, após novo fracasso em buscas por Schmidt em Portugal, a Lava Jato reapresentou seu pedido a Moro. Dessa vez, sem que houvesse qualquer suspeita adicional contra ela, o juiz mudou de ideia e deu sinal verde ao desejo da Lava Jato, que incluía uma varredura na casa, nas comunicações e nas contas de Nathalie.
No dia seguinte, os policiais cumpriram o mandado de busca e apreensão na casa da filha do investigado, no Rio de Janeiro. A defesa alegou que ela foi coagida pela Polícia Federal, na ocasião, a dizer onde o pai estava. O plano, no entanto, não teve tempo de ser testado. No mesmo dia, Raul Schmidt conseguiu extinguir seu processo de extradição em Portugal. A Lava Jato tenta até hoje trazê-lo ao Brasil.
Suspeito de operar o pagamento de propinas na Petrobras, o empresário Raul Schmidt é alvo da Lava Jato desde março de 2016.
GIF: Reprodução/YouTube/SBT
Apontado como operador de propinas para ex-dirigentes da Petrobras, o empresário Raul Schmidt foi preso pela primeira vez em março de 2016, na 25ª fase da Lava Jato. Na primeira etapa internacional da operação, ele foi encontrado e detido em Lisboa, onde vivia. Dias depois, quando foi liberado para responder ao processo em prisão domiciliar, o Brasil já havia pedido sua extradição.
O requerimento foi aceito em dezembro de 2016, e o último recurso da defesa de Schmidt foi derrubado em 9 de janeiro de 2018, após o caso chegar ao Tribunal Constitucional de Portugal – equivalente ao STF brasileiro. Quinze dias depois, a justiça em Lisboa emitiu um mandado de detenção contra Raul, para que ele fosse entregue às autoridades brasileiras.
A notícia da ordem de prisão em Portugal foi dada pelo procurador Roberson Pozzobon no grupo de Telegram Filhos do Januario 2, que reunia apenas membros da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. Mas Diogo Castor de Mattos, que estava à frente do caso, esfriou os ânimos da equipe 10 minutos mais tarde: “Msg do mp português: Olá Diogo, eu acho que ele fugiu. Ninguém o encontra”.
Mais de uma semana depois, Raul ainda estava desaparecido. Foi quando Castor de Mattos expôs aos colegas uma ideia para fazê-lo aparecer:
A sugestão de Castor acabou aceita. No dia seguinte, 2 de fevereiro, o MPF pediu a Moro que a filha de Raul Schmidt fosse proibida de deixar o Brasil. Não queria apenas a apreensão do passaporte, mas também outras medidas: busca e apreensão na casa de Nathalie, bloqueios em contas bancárias dela e da empresa dela, quebras de sigilo fiscal e do sigilo das mensagens de um número dela no WhatsApp.
O MPF justificou as medidas com evidências de que Nathalie era beneficiária de contas bancárias no exterior abastecidas com dinheiro pago a Raul Schmidt por multinacionais investigadas na Lava Jato. Parte desses valores, segundo o Ministério Público, foi usada na compra de um apartamento em Paris registrado no nome de uma empresa pertencente a Nathalie.
Na petição ao então juiz federal, os procuradores informaram que a filha de Schmidt havia pedido recentemente a renovação de seu passaporte brasileiro. E defenderam “a imprescindibilidade da aplicação da medida cautelar em face de Nathalie para assegurar a aplicação da lei penal brasileira, na medida em que, no exterior, a investigação e processamento de seus crimes estaria indubitavelmente prejudicada”.
Os argumentos da petição são bastante diferentes dos discutidos no Telegram. Ou seja, enquanto argumentava no processo que Nathalie não poderia sair do país para não prejudicar a investigação sobre os crimes que teria cometido, no Telegram os procuradores admitiam que a finalidade das medidas era pressionar Schmidt.
Um dia depois, em 3 de fevereiro, Raul foi encontrado e preso em Sardoal, a cerca de uma hora de carro de Lisboa. Os procuradores foram informados no mesmo dia e comemoraram a captura no grupo Filhos de Januario 2, mas não fizeram menção às medidas contra Nathalie, que haviam requisitado na véspera.
Moro só respondeu em 5 de fevereiro. No despacho em que tratou do assunto, o magistrado não viu “causa suficiente” para a ação mais drástica pedida pelo MPF contra Nathalie — proibi-la de deixar o país. O juiz escreveu que não havia comprovação suficiente de culpa e que o nome dela era inédito nas investigações até ali.
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
“Apesar dos argumentos do MPF, não há provas muito claras de que Nathalie Angerami Priante Schmidt tinha ciência de que os valores tinham origem ilícita e/ou eram fruto de atos de corrupção praticado por Raul Schmidt Felippe Junior”, escreveu Moro. E emendou: “O nome dela, ademais, só apareceu agora nas investigações, aparentando ser talvez prematuro de pronto impor-lhe medida de restrição de locomoção pessoal”.
Tendo negado a cassação do passaporte de Nathalie, Moro perguntou ao MPF se as demais medidas contra ela (bloqueios de contas e quebras de sigilo fiscal e de comunicações no WhatsApp) ainda eram necessárias, considerando que Raul já havia sido preso em Portugal dois dias antes.
Isso significa que o juiz, assim como o MPF, justificou a operação contra Nathalie pelo fato de Raul estar foragido. Uma vez que ele foi encontrado, a força-tarefa da Lava Jato não viu mais motivos para impor as restrições a ela.
Raul, no entanto, acabaria não sendo extraditado: ele foi solto 12 dias após a prisão, para responder em liberdade ao julgamento do recurso.
O processo contra Nathalie ficou adormecido até que o MPF o utilizasse, mais de três meses depois, com o mesmo objetivo de capturar o pai. No dia 18 de maio de 2018, a justiça portuguesa determinou o cumprimento imediato da ordem de extradição. Quatro dias depois os procuradores pediram a Moro, com urgência, o cumprimento das medidas contra Nathalie, afirmando que Raul “se evadiu” ao ser procurado pelas autoridades.
Desta vez, Moro acatou o desejo dos procuradores, sem qualquer incremento nas provas contra ela. O MPF não fez nenhum adendo ao processo, apenas reapresentou o pedido que fizera em fevereiro.
Nathalie teve o passaporte retido e foi alvo de busca e apreensão em casa, no Rio de Janeiro, em 24 de maio. Nessa busca, segundo a defesa dela alegou quatro dias depois em pedido de habeas corpus ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, “três agentes da Polícia Federal portando metralhadora ingressaram na residência da paciente de forma truculenta, exigindo, aos berros, que ela revelasse o atual paradeiro do seu genitor, sob ameaça de ‘evitar dor de cabeça para seu filho’”, referindo-se à criança dela, um menino então com sete anos.
No entanto, o principal objetivo das medidas, que era aumentar as chances de prisão de Raul Schmidt em Portugal, esvaziou-se logo em seguida. No mesmo dia em que Nathalie foi visitada pela PF no Rio, um desembargador do Tribunal de Relação de Lisboa (primeira instância a que Schmidt recorria) determinou o cancelamento da extradição do empresário, que voltou a responder em liberdade. Assim, a segunda tentativa de usar a perseguição à filha para pressiona-lo fracassou.
A extradição de Raul foi arquivada pela justiça portuguesa em janeiro de 2019, e o Ministério Público do país recorre da sentença desde então. Nathalie foi denunciada pela Lava Jato por lavagem de dinheiro pela compra do imóvel em Paris no final de 2018, mas o caso corre, até hoje, sob sigilo.
Questionado a respeito do caso pelo Intercept, o Ministério Público Federal alegou que “os procuradores da força-tarefa Lava Jato formulam pedidos cautelares ou denúncias apenas quando estão presentes os requisitos legais”, e que “Nathalie Schmidt foi beneficiária de contas secretas que receberam milhões de dólares ilícitos no exterior, podendo estar sujeita, por tais condutas, a sanções criminais”.
Questionada sobre as ameaças relatadas pela defesa de Nathalie Schmidt, a Polícia Federal disse que “supostos envolvidos, caso intimados, devem se manifestar em juízo para apresentarem suas versões”.
O ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro, também foi procurado para comentar o caso. A manifestação dele será incluída no texto assim que for enviada.
Uma enorme coleção de materiais nunca revelados fornece um olhar sem precedentes sobre as operações da força-tarefa anticorrupção que transformou a política brasileira e conquistou a atenção do mundo.
Cadê vc Glenn?
Estamos ansiosos por novas denúncias.
a legalidade no processo de julgamento serve para bandidos e não bandidos… ou voce acha que não bandidos não vão a julgamento? Imagine voce nessa situação..
Ô PETISTAS DO INTERCE………PT, ALIADOS DE CORRUPTOS DA ESQUERDA, SE É INVESTIGADO TEM DE FAZER UMA DEVASSA MESMO. POR ACASO VOCÊS TEM BOSTA NA CABEÇA??? SE É INVESTIGADO, TEM DE IR PARA CIMA E INVESTIGAR TUDO.. NÃO TEM “BOMBA” MELHOR, NÃO?? SÓ ESSAS BOBAGENS???
O problema é que primeiro fazem a devassa. Depois investigam. É isso que esse artigo mostra, meu caro pombo enxadrista.
A/C Demori, se fosse o Glenn q só está aqui a pouco mais de 10 anos eu falaria na engenua esperança de q os todos poderosas incluindo Rodrigo Maia, filho do nefasto cesar maia (em minúsculas mesmo), dará canetada p prejudicar quem pode colocar o SOGRO dele e demais na cadeia a qlq momento, entrando todos eles no burbilhão do ARREBENTA REPUTAÇÃO
FTJL X REDE GLOBO X ANTAGONISTA E DEMAIS.
Goostaria de sonhar como vc, mais como quase devo ter idade p ser sua mãe, pois meu filho tem 36 anos, EU DE NITERÓI/RJ nunca vi PCI punir ninguém, ainda mais hereói ex, ou constante herói da globo.
Se rolar punição vou aplaudir, mais duvido que ocorra, então………. SONHA , MENOS, MENOS e boa sorte p nós nessa luta p punir essa quadrilha da LJ
Estou ansiosa para ver aqui os áudios e conversas do Moro. Ele anda muito sumido!!!
Interessante, perseguir inocentes para se chegar aos objetivos de uma ação, tornam o resultado dessa ação condenáveis, sob qualquer aspecto.
O sensacionalismo dado pela matéria faz parecer até que o então juiz Sergio Moro cometera algum crime. O então juiz Sergio Moro fez o seu trabalho. O MPF tentou convencer o então juiz Sergio Moro na primeira vez, mas não teve êxito. Diante dos acontecimentos em Portugal, o MPF conseguiu convencer o então juiz Sergio Moro na segunda vez. O judiciário é assim mesmo: É preciso convencer o magistrado. Portanto, o então juiz Sergio Moro cumpriu o seu papel de magistrado.
O MPF também cumpriu com o seu papel. O MPF armou uma estratégia para atrair o meliante foragido, Raul Schmidt.
A truculência e os excessos dos policiais federais é outra coisa, não tem nada a ver com o então juiz Sergio Moro e o MPF. A ação policial é coordenada por um delegado, portanto, a conduta dos agentes policiais durante a ação é de total responsabilidade do delegado.
O Moro assentiu da segunda vez sem nenhum fato novo contra ela pra justificar sua mudança(pelo menos de acordo com a matéria). Tinha que ter um indício ou fato novo CONTRA ELA. Assim como ele divulgou áudios do Palocci que estavam sob sigilo e depois reconheceu que não havia fato novo que justificasse a liberação dos áudios e se desculpou. Embora não tenha liberado na inocência.
O pedido do MPF, que convenceu o então juiz Moro, baseou-se nos acontecimentos em Portugal, que facilitariam a fuga de Raul Schmidt para outro país, nos valores elevados depositados em contas bancárias no exterior em nome de Nathalie Schmidt e na renovação de seu passaporte, que lhe facilitaria a saída do Brasil, dificultando ainda mais a detenção de Raul Schmidt, que já estava foragido no exterior. Os argumentos do MPF, diante da conjuntura de então, foram suficientes para convencer o magistrado naquele momento.
Como eu disse antes: O juiz tem de ser convencido. Esse convencimento não tem, necessariamente, que conter novas evidências contra a pessoa. Basta uma argumentação que convença o magistrado. Uma boa argumentação embasada em eventos inusitados pode ser suficiente para convencer um magistrado. Foi o que aconteceu: A princípio, a argumentação do MPF não tinha consistência para convencer o magistrado, e não convenceu. Contudo, em outro momento, o contexto de então fomentou uma argumentação com consistência suficiente para convencer o magistrado. O MPF disse que o paciente evadiu-se novamente. Assim sendo, face à urgência de detenção de um foragido da justiça, o então juiz Sergio Moro expediu os mandados para apreensão do passaporte de Nathalie Schmidt, que tinha sido recentemente renovado, e para busca e apreensão na residência desta.
Você se esquece que o processo de “convencimento” do Moro se deu baseado na necessidade de localizar o empresário, e não apurar fatos contra a moça. Em segundo lugar, se a intenção foi esta, mesmo sem haver condições jurídicas pra fazer apreensão, a ameaça ao filho está dentro deste contexto. O objetivo era forçá-la a dizer onde estava o pai. E eles estavam dispostos a tudo. Tinham que conseguir a localização do empresário, custe o que custar. Era o que a Lava-jato queria e o Moro também. Portanto, são co-responsáveis pelas ações da PF sim, senhor!
Fascista que se prese faz o serviço sujo e depois diz que estava apenas fazendo seu trabalho. Pra gente deste quilate, é tudo normal, mesmo.
O convencimento do juiz foi para localizar ou provocar o aparecimento do meliante sim. O MPF convenceu o magistrado na intenção de capturar o foragido. Estratégia bem embasada e válida para pegar um bandido foragido.
Condições jurídicas havia sim. A filha de Raul foi beneficiária de milhões de dólares em contas no exterior e tinha renovado seu passaporte, tornando-se assim suspeita.
O fato do então juiz Sergio Moro e o MPF desejarem saber a localização do meliante não implica em serem responsáveis pelas condutas dos policiais durante ação. Você diz que eram co-responsáveis porque está melindrado pelo fato de o juiz Sergio Moro ter prendido o Lula. Assim sendo, tudo que Sergio Moro faz ou tenha feito é errado para você e outros lulistas. Toda ação policial tem um delegado para coordenar. O delegado é o responsável pela conduta dos policiais. Afirmar que Moro estava por trás dos excessos dos policiais é pura especulação. Especulação oriunda do ódio à pessoa de Sergio Moro. Seu ódio é tão grande que você chega a chamar o bandido de empresário, só porque foi alvo da Lava Jato e de Sergio Moro.
Colocaram sob a mira de uma metralhadora uma criança de 7 anos.
O juiz ladrão determinou o roubo do tablet dos netos do LULA e não devolveu mesmo o neto morto.
Poderia até comentar como a familia adora roubar crianças, utilzando o roubo da APAE, mas é melhor não falar sobre este roubo de 480 milhões feito pela conja.
Antes de tudo, cite as fontes dessas suas afirmações.
O que Sergio Moro tem a ver com os excessos dos policiais? Ele estava lá, comandando os policiais, no momento da ação?
Onde está escrito que colocaram sob a mira de uma metralhadora uma criança de 7 anos?
Você não tá enxergando a parceria do Moro com a Lava-Jato?
Raul Schmidt é um bandido de colarinho branco. Não argumento a favor desse tipo de gente. Não simpatizo com bandidos de espécie alguma.
Tanta argumentação que ce tá jogando fora. Eles fizeram parceria, não tem porque vc ficar tentando achar uma saída ética pra ele. Simplesmente num segundo momento o Moro resolveu atender ao pedido de seus parceiros. Isso o TIB mostrou desde o primeiro vazamento. Não vamos retroceder.
Parceria para prender ladrões do erário. Não apoio bandidos de colarinho branco. Não argumento a favor desse tipo de gente. Não simpatizo com bandidos de espécie alguma e sou a favor de tudo que complique ao máximo a vida de bandidos.
“Ainda desconfio muito de nossa capacidade institucional de limpar o congresso” (Sergio Moro). Limpar o Congresso, não importa como. Eu sou a favor. Só é contra quem é simpatizante da corrupção.
Juiz não pode fazer parceria com o MP, independentemente de vc defender isso. Não precisa macular a neutralidade total do juiz pra poder dar o justo julgamento aos corruptos. Não é uma coisa ou outra.
A pior corrupção é a que lesa os cofres públicos, porque prejudica toda uma nação. Qualquer atitude que seja para punir esses tipos de corruptos é louvável, mesmo que passe por cima de alguns princípios éticos.
Fazer justiça com neutralidade num sistema de leis que amparam bandidos de colarinho branco é como enxugar gelo.
As leis não amparam bandidos do colarinho branco. Elas são boas mas são desrespeitadas. Desrespeitadas pelo conluio entre o MP e os juízes.
Caramba! Como você protege figurões corruptos! Você chega ao ponto de negar o óbvio! As nossas leis amparam bandidos de colarinho banco sim. Vide:
“Corrupção encontra respaldo em brechas legais”. Fonte: https://www.brasil247.com/blog/corrupcao-encontra-respaldo-em-brechas-legais
E por aí vai…
Gilmar Mendes & cia se baseiam nessas leis para soltar bandidos de colarinho branco.
Infelizmente, vivemos sob a égide de um sistema corruto (feito de leis corruptas, porque amparam corruptos). É a corruptocracia. Você tem o direito de negar, mas esta é a nossa realidade.
Como combater a corrupção obedecendo a corrupção, ou seja, obedecendo leis corruptas (leis que amparam bandidos de colarinho branco)?
O link que vc mandou, eu li, não critica brechas na Lei, e sim relaxamento no cumprimento das leis existentes. Até comenta que no parágrafo 4º do art. 37 da Constituição há uma norma anticorrupção bastante severa. O problema maior são as liminares extemporâneas que servem a interesses. Quanto especificamente à Lavo-jato, não é um paradoxo a maior empreitada jurídica anticorrupção do país, agir corruptamente? Existem protegidos como FHC, existe muita irregularidade, e, isso, fere a credibilidade desses agentes. Corrupto não combate corrupção.
As liminares são dispositivos permitidos por lei. É isso que me refiro: É um sistema que ampara a corrupção. O sistema é composto por leis e as nossas leis têm dispositivos que permitem favorecimentos irrestritos (as brechas). Você deve ter lido também que “crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e atos de improbidade administrativa prescreveram no Brasil”. O prazo de prescrição para esses ilícitos é dado por lei. É uma lei que beneficia corruptos. Esses ilícitos não deveriam prescrever. A grande quantidade recursos abre um leque enorme de possibilidades até o transito em julgado. Isto é outra brecha para livrar corruptos. Tudo isso é previsto em leis. Existem leis aparentemente severas e inflexíveis, mas as brechas estão nas entrelinhas, nos meandros legais, e essas brechas também são leis. No frigir dos ovos, é um sistema corrupto que aparenta ser inflexível e severo.
“Quanto especificamente à Lavo-jato, não é um paradoxo a maior empreitada jurídica anticorrupção do país, agir corruptamente?”. Aparentemente é um paradoxo, mas, no contexto de um sistema legal corrupto, é plausível. É como um jogo de xadrez ou de poker.
Se vc falar que é a favor do “rouba mas faz”, pronto, fica bem mais resumido.
Você está tergiversando, porque isto não é o foco deste debate. Apelo à falácia da dispersão (reductio ad absurdum). Sergio Moro roubou? O que Sergio Moro roubou? Pelo que sei, ele orientou a acusação (força tarefa da LJ). Isto pode ser, no máximo, considerado falta de ética/decoro. Quem é favor do “rouba, mas faz” é contra quem condena corruptos (eu sou a favor de quem condena corruptos).
Juiz não orienta as partes. Não é no máximo falta de ética e decoro, como vc diz. É suspeição. Está no art. 144 do CPC. E todos os atos dele no processo têm que ser anulados.
Outra: O Intercept tá tendo todo esse trabalho de mostrar aqui como a investigação da Lava-jato é SELETIVA.
FHC recebeu proteção.
E há denúncia de compra de proteção em delação, como aparece na entrevista a Jamil Chade, da UOL, em que TACLA DURAN admitiu ter pago US$ 612 mil ao ex sócio da mulher do Moro, como proteção contra a Lava Jato.
Corrupto não combate corrupção. Vc além de se contentar com qq corrupto pra combater a corrupção vc ainda acha que corrupto é confiável.
Você paga 40% de imposto pra se contentar com migalha de democracia.
O que Sergio Moro fez foi faltar com a ética, portanto, o máximo que poderia lhe acontecer é o impedimento das suas funções no processo, como está escrito no caput do art. 144 do CPC. Onde está escrito que todos os atos dele no processo têm que ser anulados?
“O Intercept tá tendo todo esse trabalho de mostrar aqui como a investigação da Lava-jato é SELETIVA”. Desde quando publicações de Internet não periciadas, sem comprovação de autenticidade, são provas?
As publicação do IntercePT são suspeitas, leia:
Nesta matéria do IntercePT: “As mensagens secretas da Lava Jato. Deltan Dallagnol deu palestra remunerada para empresa investigada na Lava Jato” (por Amanda Audi, Leandro Demori e Rafael Moro Matins) – em 26/07/2019.
21 de julho de 2018 – Chat privado
Deltan Dallagnol – 11:04:20 – Qto isso é ruim? Legalmente não vejo qualquer problema, mas já estou sofrendo por antecipação com as críticas.
Dallagnol – 11:04:20 – Dando uma passada de olhos nos anexos do Luz, vejam o que achei
Dallagnol – 11:04:20 – (pdf ou link perdido)
Dallagnol – 11:04:20 – Empresa de TI que veio apresentar produtos de TI para LJ
Dallagnol – 11:04:20 – Isso é um pepino pra mim. É uma brecha que pode ser usada para me atacar (e a LJ), porque dei palestra remunerada para a Neoway, que vende tecnologia para compliance e due diligence, jamais imaginando que poderia aparecer ou estaria em alguma delação sendo negociada. Quero conversar com Vcs na segunda para ver o que fazer, acho que é o caso de me declarar suspeito e não sei até que ponto isso afeta o trabalho de todos (prov tem que ser redistribuído para colega da PRPR e dai designar todos menos eu para assinar). Pensando rapidamente o que provavelmente poderia fazer
ou informar: -Não tinha conhecimento, não participei da negociação -assim que tomei, me declarei suspeito e me afastei -a palestra remunerada é autorizada pelo CNMP e se deu em contexto de mercado (lançamento de produto de compliance) e por valor de mercado -já recusei palestra por conflito de interesses, mas nesse caso não foi identificado -como voltará à baila a questão das palestras, a maior parte das palestras é gratuita e grande parte do valor é doado.
São 5 mensagens de texto digitadas em enviadas em apenas 1 segundo. Todas estão no mesmo segundo. Isto é humanamente impossível.
Qual foi a corrupção de Moro no caso de Tacla Duran? Quem recebeu o dinheiro foi o ex-sócio da mulher de Sergio Moro. Sergio Moro espediu mandado de prisão a Tacla Duran, que está foragido na Espanha e não é extraditado por ter dupla cidadania, amparado pelas leis espanholas.
“Corrupto não combate corrupção”. Você quer fazer de Sergio Moro um corrupto de qualquer jeito. Quer colocar Sergio Moro no mesma panela do Luladrão. Sinto muito, mas uma coisa é passar por cima da ética para prender um ladrão de dinheiro público, outra coisa é ser ladrão de dinheiro público.
Vc não precisa questionar ou duvidar dos atos processuais terem de ser anulados porque não é um achismo, um chute, é a lei. Vc mesmo pode procurar. Não precisa trabalhar há mais de uma década com processos, como eu, pra saber isso. Qq um que esteja de mente aberta pode procurar.
Em relação às divulgações do Intercept, vários meios de inteligência de análise de autenticidade, que desconhecemos pq somos leigos nessa área técnica, comprovam a autenticidade.
Vc pode continuar não ligando para os crimes de imparcialidade cometidos pelo Moro, é um direito seu , as pessoas têm valores diferentes umas das outras, mas todo mundo com inteligência média sabe que esses diálogos são verdadeiros, então vc tbm sabe, tbm acredita neles. O que cabe a cada um, individualmente, é se autocensurar qdo estiver tentando se encaixar em alguma teoria imposta, e lutar por sua independência intelectual. Vc não precisa defender nem o Lula nem o Moro. Ambos têm que ter o comportamento julgado. Como eu já disse, num país onde eu pago 40% de imposto, não quero migalha de democracia.
“Vc não precisa questionar ou duvidar dos atos processuais terem de ser anulados porque não é um achismo, um chute, é a lei”. Assim sendo, qual é a lei? Eu já procurei, mas não encontrei. Se você sabe, por que não diz logo qual é a lei?
“Em relação às divulgações do Intercept, vários meios de inteligência de análise de autenticidade, que desconhecemos pq somos leigos nessa área técnica, comprovam a autenticidade”. Quais foram esses meios? Pelo que sei, Glenn Greenwald disse apenas que jornalistas e editores de jornais e revistas, como Folha de S.Paulo e Veja, reconheceram a autenticidade. Mas desde quando jornalistas e editores são peritos credenciados para fazer isso? Por que eles não explicam como confirmaram a autenticidade? São apenas afirmações, afirmações sem comprovações, afirmações sem nenhum respaldo sólido.
“todo mundo com inteligência média sabe que esses diálogos são verdadeiros”. Você garante que todos esses diálogos publicados são 100% verdadeiros? 100% fiéis aos originais? Você garante que não houve nenhuma alteração em alguns deles por parte do pessoal do IntercePT? Você leu o que eu postei da conversa do Dallagnol, onde 5 mensagens de textos aparecem no mesmo segundo (5 mensagens de textos, feitas e enviadas, em 1 segundo). Você não acha que isso é muito suspeito? 5 mensagens de textos em 1 segundo é humanamente impossível e o relógio do servidor web, que recebe e transmite as mensagens, não para.
Repito: Eu não apoio bandidos de colarinho branco. Não busco respaldo legal para anular sentenças e livrar corruptos. Somente o STF pode anular as sentenças de Sergio Moro, mas isto seria uma derrota no combate à corrupção e uma grande vitória para os corruptos, mostrando que o Brasil é realmente o país dos fora da lei. Você deseja isso?
Um juiz que orienta a acusação no sentido de condenar ladrões. Orientar a acusação e roubar são dois atos bem distintos e com agravantes bem díspares também. Prefiro a falta de ética do juiz que orientou a acusação do que ver ladrões livres para roubar à vontade.
Apoio mil vezes a falta de ética de Moro para prender ladrões do erário do que ver esses ladrões livres e com ficha limpa para roubar de novo. Sinceramente, você seria contra um juiz que foi anti-ético para prender um ladrão que roubou a tua residência? Você pediria a anulação da sentença desse juiz com a consequente absolvição desse ladrão (que poderia vir a roubar a tua residência novamente depois de solto)?
Pago 40% por cento de imposto e não quero ser roubado por bandidos de colarinho branco.
Parabéns ao Moro e MPF pelo trabalho realizado, que venham outros e outros. Pessoas que haqueam autoridades sérias para ganhar notoriedade não merecem respeito bem crédito. Bandido é bandido e merce todas as armas para ser preso.
Fico feliz que o teu bom senso seja a base da legalidade nacional. Pra que Constituição, se o senhor Luiz Carlos decide quem é bandido ou heroi???
Com certeza, prender algum bolsonaro por seus crimes, ou tentar investigar suas ações, está fora de questão. São gente de bem pra você, ao que parece.
Ou saber como a família Dallagnol conseguiu terras na região norte do país. Aí, não é investigação, nem são legítimos os meios para tal, por mais constitucionais que sejam. Pra você, investigar gente “de bem” como estas pessoas, é pura perseguição.
Você é que decide.
Esse Rafael é aquele que ‘tuíta’ que nem o Carluxo, faça o favor! VTNC, canalha!
Se a nova Lei de Abuso de autoridade (atualizada em 05 set) que será votada, fosse retroativa, por desobediência a pelo menos dois artigos, Moro poderia ser preso:
“Art. . 27. Requisitar instauração ou instaurar procedimento investigatório de infração penal ou administrativa, em desfavor de alguém, à falta de qualquer indício da prática de crime, de ilícito funcional ou de infração administrativa.
Art. 28. Divulgar gravação ou trecho de gravação sem relação com a prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou a vida privada ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado.”
É claro que não retroage, mas penso até que o Moro pediu exoneração pq desconfiava que, como juiz, ele era perigoso pra si próprio e podia ser pego um dia.
Juiz não deveria estar acima da lei. Num país sério Moro já estaria preso. Ele acha que pode tudo esse juizeco vagabundo.
Em um país sério pessoas que são a favor de bandido são enquadrados como formação de quadrilha. Nunca no Brasil alguém teve peito para encarar os poderosos, hoje temos MORO.
Ao lado de bolsonaro?
Prender corruptos, ladrões do dinheiro público sempre será muito bem vindo, agora, prender sem ter provas, intimidar, aterrorizar, amedrontar uma criança de sete anos, ha, isso é de um maucaratismo nunca antes visto.
Parabéns ao The Intercept
Cadeia para Moro e sua quadrilha!
O país está em ruínas. Não podemos mais falar em Estado de Direito, democracia, justiça, pois nada disso existe mais. Policiais federais agindo como milicianos e tendo o MPF e um juiz por trás de tudo, vergonha!
Quer saber o significado de GGG na política? Acesse:https://medium.com/@alexandresilva_94761/o-que-significa-ggg-para-a-extrema-direita-e-os-conservadores-1afbdf997651
Juiz canalha, imoral e sem noção! Parabéns ao Jornal
Parabéns por tudo que vocês estão fazendo por todos nós!!
Até onde, quando e quanto vamos suportar está situação, estes canalhas manipuladores, estas mazelas…?
Se manipularam foi pra prender bandidos bandidos não manipulam? São Santos? Brasileiro é assim mesmo. Só olha para o próprio rabo. O resto q se exploda.
Até quanto e quando vamos suportar somos nós que temos que dizer
Vocês estão de parabéns
Gostaria de saber se o Teori foi assassinado? Sou cidadão comum, muito comum mesmo. Trabalho com FERRO VELHO (Reciclagem).
Quero saber também quando vão soltar o #LULINHAPAZEAMOR ?
Canalhas !!! Moro vai ficar mm so ‘ na historia como falhado ,corrupto ,etc pq não o será no STF ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por que será que não foi dado oportunidade à audiência de Rodrigo Tacla Duran???!!!
O trabalho da Vaza jato é muito importante. Do contrário, esse lamaçal ficaria encoberto e esses trabalhões do MPF iam se tornar nossos heróis.
Olha, pra mim e o restante da população o que realmente interessa são os fins, não os meios que a Operação Lava Jato usa para mandar bandido para cadeia.
Lamento muito por quem pensa diferente, mas o Brasil não aguentava tanta roubalheira da era PT/MDB.
Concordo plenamente com o colega Odin. Legalidade para investigar bandidos? Ora, ora… Me economizem, por favor.
Por mais vil e politiqueira que seja essa operação, nunca imaginei que esse pessoal chegasse nesse ponto! Ameaçar uma criancinha de 7 anos? Será possível que foi esse mesmo pessoal que ajudou a derrubar um governo legitimamente eleito? Como foi que deixamos eles prenderam o presidente mais popular da história desse país sem uma única prova? O Bolsonaro é apenas um efeito colateral de tudo isso, um plano maquiavélico ajustado pelos EUA, sistema financeiro e a “elite” do Brasil.
Galera, vocês vão me desculpar, mas precisa melhorar esse jornalismo. Eu acompanho a newsletter do TIB todos os dias e concordo com a grande maioria das publicações. Agora quando a gente lê uma reportagem dessas e no final tem essa “cagada” fenomenal dizendo…”do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro”, dá simplesmente a entender que todo o resto do conteúdo não foi imparcial, como deveria ser. Quando a pessoa é de esquerda ou de centro, vocês não escrevem isso, então não escrevam quando for de direita. Atentem-se aos fatos jornalísticos porque senão comigo já começa a perder credibilidade, porque esse trecho final parece escrito por uma radical militante.
Interessante…
Da reportagem vc retirou isso?
O escandaloso abuso de autoridade passou longe de sua crítica?!..
Acha mesmo isso mais importante?
Abuso de autoridade q recuperou bilhões pra Petrobras e prendeu inúmeros corruptos de direita e esquerda. Não interessa. É bandido, tem q tirar de circulação. Quem teme abuso de autoridade é porque tem o rabo preso.
Pelo menos você há de admitir que ser um governo “de extrema direita” como o de Jair Bolsonaro não é algo louvável. Até pouco tempo isto era motivo de orgulho para quem o defendia.
Mas, convenhamos, que argumento safado este teu! Ninguém se opõe em ser definido como de esquerda ou de centro. Pode dizer à vontade. Achar que definir o governo coiso como de extrema direita retira a credibilidade do texto é pra esconder o óbvio: ser como o coiso é ser de extrema direita. E ser de extrema direita como o coiso é péssimo!!!
Volte pra tua insignificância e deixe a política pra gente com algum bom senso.
Será que não é verdade? Porque não chamar os bois pelos nomes? Se leu com atenção a reportagem, os factos apresentados são dignos de um país em ditadura, e é absolutamente conclusivo, que o governo de turno, não se insurja contra estes estado de coisas, afastando de imediato o ministro Moro, e esses procuradores, que mais se aproximam de uma polícia política, do que de uma polícia civil.
Mas o governo dele é de extrema-direita, os pensamentos dele e como ele age é assim, a matéria apenas esta deixando claro que tipo de ideologia ele pertence, o qual não é uma mentira, todos os jornais do mundo, classificam o Bolsonaro como de extrema-direita.
João Almeida, mas no mundo todo, o governo de Jair Bolsonaro é tido como de extrema-direita, porque quem é de centro-direita, não persegue gays, não fala “ideologia de gênero”, não faz apologia a ditadores, etc…
Será que o mundo inteiro está errado e você certo?
João Almeida
Vc tem todo direito de expressar
seu pensamento.
Todos nós temos….AINDA….
Se o que o Intercept já mostrou anteriormente não lhe convenceu, não tem mais jeito….
Sei que esse governo está fazendo com nosso Brasil…ainda não lhe convenceu….
Vá em frente… paciência.
Mas continue a ler Intercept …. é muito importante para sempre rever posições
Acorda vei, toda a mídia internacional chama esse lixo de extrema direita. Se vc nao concorda vc compactua.
Concordo com você o certo era definir como neo fascista, mas com o tempo será provado que o mein kampf é o livro de cabeceira do miliciano
Em relação ao tratamento de Bolsonaro como extrema direita, acho que você não está acostumado em ler imprensa estrangeira que publica no Brasil. Se você ler matérias da Deustche Welle e El Pais você irá se deparar com essa denominação toda vez que ele é citado.
Ué? E onde está a irregularidade? Se as contas dela foram usadas para receptação de dinheiro ilegal a investigação não pode focar ela ? Vocês são ridículos!
Tem idéia do que seja abuso de autoridade?
Até pode focar nela. Mas, para investigá-la, não pra coagir a terceiros. Isto é atitude de sequestrador. Ainda mais, AMEAÇANDO CRIANCINHA!
Isto é correto pra você? É normal??? É legal?????
Se for, teu senso de normalidade e de justiça é bem doentio.
Perfeito!
Como diz o meme, “that’s how mafia works”
Isso aí. Para colocar bandido na cadeia vale qualquer coisa, Esse lance de abuso de autoridade como alguns retardados pregam é coisa de amante de bandido preso.
Quem apontou q não caberia investigação não foi o Intercept, foi o próprio Moro.
Mesmo sendo uma família burguesa, que possui meios para fugir, se esconder, ocultar patrimônio, recorrer a instancias superiores, pagar advogados
etc, não se compara ao poder dos aparatos judicial e policial do Estado. Moro, Deltan e cia na prática agiam com a lógica de grupos mafiosos. Se faziam isso com os ricos, imagina o que não fariam com os pobres. Na verdade esse é o procedimento padrão do judiciário e polícia brasileira contra a população, agora que acontece com a burguesia ganha outra repercussão. E é a logica do grupo que está no poder no Brasil, veja Moro querendo dar licença pra polícia matar, justamente num momento em que as polícias estão operando um genocídio. Isso é legalizar o abuso de autoridade e normalizar a barbárie. No fim das contas, esse é o legado da Lava Jato a famiglia Bozo ter chegado ao poder pelo voto popular.
Esse jornalzinho não tem outros assuntos sem ser lava jato. Quer o que? Que nos roubem e fique impunes? Vcs do jornalzinho vão arrumar a saúde? a segurança? a educação?.
Vai ver os videos do Olavo e os twiters do Carluxo, pq com certeza é disso que você gosta.
“Desde 01 de janeiro de 2019, Bolsonaro e toda sua família só fazem provar que são a CARICATURA PERFEITA do CARÁTER MORAL, INTELECTUAL e POLÍTICO de seus eleitores.
LIXO!”
Não. Quem tem que arrumar a saúde, a segurança e a educação é o governo federal!
Só que fica difícil quando se quer privatizar a saúde, entregar a segurança pra miliciano e sucatear a educação. Néééé?
Como assim? Um dos maiores escândalos de todos os tempos e você quer que não revelem os culpados, detalhes e bastidores do ocorrido? Já pensou se não tivesse ocorrido essas coisas na referida operação? O país era outro, o governo seria outro, a situação de quase todos os brasileiros seria outra. Tem que anular tudo que derivou dessas ilegalidades, conforme a sedimentada teoria dos frutos da árvore envenenada.
Tem várias outras matérias no “The Intercept”, ninguém está te obrigando a vir aqui ler sobre a matéria. E deixa de ser tolo, você segue sendo roubado como sempre! Antes ainda preservavam o básico em saúde e educação, agora cortam radicalmente até nisso! Quando você viu nos últimos 20 anos o CnPQ sem verbas pra funcionar? Agora, alienado!
Vamos falar de coisa séria. Seu presidente, que disse que bandeira do Brasil será sempre verde-amarela, agora resolveu mudar o Virundum:
Ô Virundum Piranga
As margens Flácidas…
Patriotismo de pavê. Margens flácidas!!! Flácida é a piroca deste brocha que você elegeu.
Não, o jornal não vai arrumar a saúde, a segurança e a educação pq ele não fica com o dinheiro dos nossos impostos.
Agora sabemos que a denuncia contra a filha de José Dirceu não era séria. Era apenas para forçar a confissão de Dirceu contra o alvo maior.
Canalhas! Canalhas! Canalhas! Eis o que são os integrantes da Lava-jato
Que golpe baixo de Moro… os recursos os mais ignóbeis para prejudicar alguem.
Não se poderia esperar outra atitude dessa gente, que trabalhava na surdina para fraudar as eleições e obter êxito em eleger o atual presidente, a todo custo, mesmo que se preciso fosse, passar por cima de crianças com seus coturnos.
O comportamento atual deles, hoje, alguns meses dessas atrocidades jurídicas e humanas, comprova quem eles são. Algozes, torturadores e excremento da sociedade e da lei.
Desde de sempre, somos uma nação entregue às vicissitudes dos “miserês” que reclamam “não serem suficientemente humildes” para se submeterem às privações de pouco mais de R$ 4 milhões de salários em 5 anos. Como pode pessoas com esse perfil chegarem a cargos públicos cuja missão é fazer justiça? Especialmente num país em que a renda per capita, em 2018, foi de R$ 1373,00, as declarações e atos políticos praticados por fardados e togados deveriam motivar debates e ações republicana mais ousadas. De quais poderes estamos falando, quando noticiamos a invasão de residências por homens fardados, munidos de fuzis que sequestram uma mulher e ameaçam seus filhos? De quais poderes estamos falando, quando lemos sobre mensagens que revelam relações promíscuas e confabulam sobre poupar infratores para não “melindrar possíveis aliados”? De que poderes estamos falando, quando se explicitam práticas que flexibilizam a ética preconizada pela Filosofia do Direito? Sim, é inegável o fato de que estamos vivenciando um período em que os militantes do “neofascismo dos trópicos” galgaram o poder máximo do país e ainda havemos de muito debater suas nuances, visto que, aparentemente, seus tentáculos parecem dominar inclusive o perdulário Poder Judiciário.
No texto aprece a palavra “paciente” provavelmente seria “cliente” dos advogados de Nathalie
Vocês são uma piada pronta. Vocês não têm credibilidade alguma.
Não mesmo Guilhermão sabichão bunda mole?…Continue fritando aí…
Engraçado falar em credibilidade… garanto que acredita, no mínimo, no Pavão Misterioso, Bolsonaro, Olavo, Dallagnol, Diogo Mainardi…
Liga não, colega. Tem doido que taca pedra nos outros e tem doido que ajunta pedra pros outros doidos tacar. Este povo é covarde. Por isto apoiam o coiso.
“Não tem credibilidade alguma”
Depois de uma rápida pesquisa no google achei matérias citando a vaza-jato e o Intercept no NY Times, CNN, The Guardian, La Nación e BBC.
A piada pronta, meu caro manipulado Guilherme, é você.
Que nojo
Parabéns pelo trabalho!
E essa grande organização criminosa continua impune, no comando do pau-de-arara, enquanto o Brasil sangra.
Covardes!!!
Parabéns!!!!
A todos que fazem um jornalismo de verdade nunca feito no Brasil.
???????
Quem rouba precisa ser investigado e sua família também. Sem abertura, o roubo continua, não se enganem!
Essa concepção de justiça, se o meu pai roubou eu tb sou ladrão, vem incrustada na nossa mentalidade desde há mais de dois mil anos, com a religião, em que todos nascemos com o pecado original. Num país pejado de igrejas, pastores de todos os credos, é fácil a sociedade ter esse tipo de crença. No entanto esse princípio não se aplica a todos, basta ver, como foi poupado o FHC, porque era amigo, o Aécio, ou a investidora “anjo” da lava jato que DD, não investigou havendo “n” indícios de lavagem de dinheiro e corrupção, porque “presenteou” a fundação Mude com uns milhões, pelo que, como que foi batizada, e foi limpa do pecado. Quando a justiça devia ser universal e igual para todos, não o é, o estado de direito deixa de existir, e os cidadãos têm o direito de o não reconhecer e exigirem novas eleições. À lei nada nem ninguém se devia sobrepor, o que infelizmente não é o caso deste MP brasileiro.
Tô observando e amando. Xeros
A Primeira limpa deve ser feita no MP.
Não da pra ter corrupto brincando de justiceiro.
São mais bandidos do que os bandidos que investigam. Pelo menos os investigados, até onde se sabe, não ameaçam crianças.
Até onde se sabe.
O uso indiscriminado das prisões e demais ações como busca e apreensões aparece bem expresssos na boca do Diego Castor, né? “Elemento de pressão em cima dele”.
Eles estám parecido como mafiosos,sem respeitar as leis .
Credo! Complicações pro filho????
PQP! Que bandidagem do caramba! Meu Deus!
Ditadura! Outra palavra pra isto?!
Parabéns ao TIB por mais uma vez mostrar o virulência desta quadrilha de togados. Juntam-se aos milicianos, elegem-no e, agora se dizem chocados com os procedimentos da gangue de Brasília. Bando de sepulcros caiados!!! São todos farinha do mesmo saco: os bolsonaro e estes trombadinhas da PF e do MPF.
Isto explica terem tanta condescendência com o japonês da PF. Lembram? O cara foi combater a corrupção com tornozeleira!!! Há!
Ameaçar criancinha… Ora vejam! Tudo padrão Wtizel, famiglia-coiso, Francischinni…
Fazem isto em nome de Jesus, hein, Dallagnol?! É isto?
Nada mais a declarar. A classe média deve estar adorando saber que este povo é tudo gente oriundo dela. São filhinhos que os tios do pavê gostariam de ter em casa…
Mudando de assunto, que pena que o Dallagnol não foi enfrentar o Demori. Assim não vale! Demori ganhou por W.O.
Fazer o quê, se estes bandidos além de cruéis e desleais, são covardes!!!
Nem dava pra ser diferente… Ameaçar criancinha!!!
Nem vou mandar pegar alguém do tamanho deles porque esta gente é tão pequena, tão mesquinha… São vermes! Vermes de toga! Vermes de farda!
Nossa justiça e nossas polícias estão machadas da pior forma possível! Irreparável! AMEAÇAR CRIANCINHA!!!!
Lixo!!!
Com tanto poder nas mãos e se prestam a isto?! Cada vez mais está ficando fácil justificar qualquer coisa contra estes agentes públicos! A autoridade deles é ilegítima e imerecida! Entram nas corporações por carteirada de familiar e por demonstrarem tolerância a expedientes absolutamente ilegais, tais como
AMEAÇAR CRIANÇAS!!!
Não é à toa que tentaram usar os filhos do Glenn Greenwald para que ele se intimidasse!
O desespero desta elite judicial e seus comparsas de fara é tanto que já não medem classe social para aplicar suas práticas. É bom que vejam: eles já fazem isto com os mais pobres faz muito tempo! E farão contra qualquer um que se habilite a denunciar o abuso endêmico, atávico e paradigmático destas instituições em favor de seus privilégios.
Já não basta reclamar de receber 24 mil reais por mês de salário, alegando que não está acostumando a um padrão de vida equivalente a este “miserê”, ainda querem ter o direito de AMEAÇAR CRIANCINHA!!! pra fazer valer suas arbitrariedades.
São lixo fascista!!! Nossas instituições de justiça e segurança são isto:
LIXO FASCISTA!!!Inaceitáveis em qualquer lugar do mundo, a despeito de sua empáfia e seu senso de superioridade perante o cidadão comum.
O povo brasileiro está sob constante pressão desta gente que serve apenas ao seu extrato social: os mais ricos e a classe média.
Sinto muito em dizer: apesar de americanizados, não seriam dignos de conviver com o gringo republicano mais empedernido.
Loucos, olavistas, terraplanistas, violentos, fascistas da pior espécie!!!
ESCÓRIA DO MUNDO!!!
E além de tudo:
AMEAÇAM CRIANCINHAS!!!
Criancinha? A filha era beneficiária de contas bancárias no exterior abastecidas com dinheiro pago a Raul Schmidt por multinacionais investigadas na Lava Jato. Parte desses valores, segundo o Ministério Público, foi usada na compra de um apartamento em Paris registrado no nome de uma empresa pertencente a Nathalie.
Não leu o texto, né?
Criancinha = filho de sete anos da Nathalie.
Brilhante politicamente. Alinhavado literária mente.
Concordo com tudo que vc ,são Bandidos da pior especie….ate que em fim achei alguem com a sua postura
Lula livre
Cade justicia! em issa republica bananera!!!tercermudista! shit hole
Obrigada pela coragem e por provarem que o que dizíamos desde 2016 era verdade. Um golpe e uma prisão armada!
#LulaLivre!