Quando Bolsonaro disser que é perseguido pela imprensa, lembre-se que quase todas as grandes emissoras da TV aberta estão a seu favor – e lucrando com isso.
Foto: Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro gosta de se colocar como perseguido pela imprensa brasileira. Todos os dias ele está na frente do Planalto atacando jornalistas sob os aplausos de fanáticos sempre dispostos a puxar seu saco. Mas o fato é que o governo e uma parte importante da imprensa estão de mãos dadas.
Pelo menos quatro emissoras de TV têm abdicado de fiscalizar o poder para se prestar ao papel de assessoria de comunicação do governo. No desfile de Sete de Setembro, Bolsonaro convidou para o camarote de autoridades os donos do SBT, Record e Rede TV — três empresas que estão bastante satisfeitas com o desempenho da extrema direita no poder. A tática governista é acusar a Globo de perseguição, enquanto paparica outras emissoras.
Motivos para isso não faltam. O governo mudou a lógica da distribuição de verbas publicitárias para as TVs abertas. Antes, o critério era distribuir mais verbas para as maiores audiências. Agora, simplesmente não há mais nenhum critério objetivo. O governo decide a seu bel prazer como se dará a distribuição.
A Globo, que tem a maior audiência, passou a receber menos que Record e SBT, emissoras que estão afinadas com o bolsonarismo desde a campanha eleitoral. A emissora recebeu 48,5% das verbas publicitárias em 2017. Em 2019, 16,3%. No mesmo período, a Record passou de 26,6% para 42,6%, enquanto o SBT passou de 24,8% para 41%. As verbas destinadas à campanha pela reforma da previdência, da qual a Globo ficou de fora, se concentraram em 91% para Record, Band e SBT. Os apresentadores prediletos de Jair Bolsonaro, como Ratinho e Datena, foram escolhidos para divulgar a campanha.
A promiscuidade da relação entre redes de TV e o bolsonarismo já começa na figura do empresário que comanda a Secom, Fábio Wajngarten. Ele, que é o responsável pela distribuição de verbas de publicidade, é sócio de uma empresa que recebe mensalmente dinheiro das mesmas emissoras de TV e agências que são clientes do governo. Wajgarten disse que consultou a CGUsobre o possível conflito de interesses antes de assumir a pasta, o que é mentira. A própria CGU afirmou que não foi consultada. São os critérios subjetivos desse sujeito que norteiam a distribuição das verbas publicitárias do governo.
As quatro emissoras queridinhas do governo têm se revezado em estender o tapete vermelho para o bolsonarismo desfilar. Além de entrevistas exclusivas — todas, sem exceção, desviando das perguntas mais espinhosas —, Bolsonaro e seus parentes vira-e-mexe aparecem nos programas de auditório dessas emissoras, sempre muito felizes e descontraídos, muito diferente dos cães raivosos nos quais se transformam quando são confrontados pelo jornalismo.
No SBT, a adulação ao governo de extrema direita é explícita. Na semana passada, Sílvio Santos determinou a volta do programa Semana do Presidente, criado nos anos 70 para bajular os presidentes da ditadura militar. Ratinho, que tem um filho governador aliado de Bolsonaro, nunca perde uma oportunidade para levantar a bola do governo federal em seu programa de entretenimento. O apresentador, que sempre tratou de política em seus programas com viés anti-esquerdista, jamais perde a chance de puxar o saco do presidente. Antes mesmo de Bolsonaro tomar posse, Ratinho dedicou um bom tempo do seu programa para atacar jornalistas que criticaram a escolha dos ministros. Coincidência ou não, durante o mandato o apresentador do SBT recebeu, sozinho, quase R$ 1 milhão do governo federal em troca de elogios à reforma da previdência.
A fidelidade canina da Record ao projeto da extrema direita já é mais do que conhecida. O bilionário Edir Macedo colocou até a Igreja Universal na campanha eleitoral de Bolsonaro e hoje coloca o jornalismo da emissora para engraxar as botinas do ex-capitão. A Record é hoje a emissora que mais recebe verbas do governo. O crescimento do faturamento publicitário da Record junto à Secom no primeiro trimestre do ano passado foi de 659%, valor já considerando a variação da inflação no período. O fato da emissora do bispo ter se tornado praticamente a casa oficial da extrema direita brasileira na TV não chega a surpreender.
Na Band, os apresentadores Datena, cotado para ser prefeito de São Paulo com apoio de Bolsonaro, e Milton Neves, amigo particular da família de Fábio Wajngarten, também engordaram seus cofres com dinheiro de propaganda do governo federal. Esses apresentadores populares realmente não têm do que reclamar da extrema direita no poder.
Fábio Wajngarten, de amarelo, foi fundamental para Bolsonaro! pic.twitter.com/HSftonhCFp
— Milton Neves (@Miltonneves) November 5, 2018
Os donos da Rede TV, que recebeu um aumento exponencial de verbas do governo federal, têm se mostrado bolsonaristas fiéis e atuantes. Marcelo de Carvalho, que é sócio, vice-presidente e apresentador de programas da emissora, tem atuado como um aguerrido militante. Deve ser apenas uma coincidência o fato desse apoio ter vindo depois do governo aumentar exponencialmente as verbas da emissora.
Como se já não bastasse a visibilidade que o então deputado Jair Bolsonaro ganhou durante anos no Superpop, agora o próprio dono da emissora sai em defesa do seu governo. No desfile de Sete de Setembro, que assistiu ao lado do presidente, o dono da Rede TV praticamente confessou indiretamente a sua vassalagem ao falar sobre as costumeiras quebras de protocolo do presidente durante o desfile: “acho muito bonito. É um resgate da aproximação entre o governante e a população”.
Mas Carvalho foi bem mais longe que isso. Ele tem seguido à risca um mandamento sagrado da cartilha bolsonarista: atacar jornalistas que ousam criticar o governo. O empresário foi ao Twitter chamar de “ataque” uma reportagem sobre o escancarado conflito de interesses de Wjangarten na Secom. Ou seja, temos aqui um barão da mídia endossando a narrativa bolsonarista que coloca o presidente como um perseguido pela mídia. Fez isso para defender a permanência no cargo de um empresário que tem sido muito generoso com a sua emissora.
O Ataque da Folha a Fábio Wajngarten é um exemplo do porque gente de bem em sua grande maioria não ingressa no governo. Então ficamos por tantos anos com lixo, gente sem moral, desqualificados e incompetentes. Obviamente com algumas louváveis exceções.
— Marcelo de Carvalho (@MarceloCRedeTV) January 16, 2020
Carvalho também fez questão de se posicionar sobre o ataque de Hans River à jornalista Patrícia de Campos Mello. Claro que ele seguiu o que manda o bolsonarismo e chamou de “ïmpecável” uma narrativa que já era comprovadamente mentirosa.
Impecável impecável narrativa do @filipebarrost sobre a tentativa da Folha de melar a eleição quase certa de @jairbolsonaro e esconder que a fábricação de mensagens era na verdade do PT. LEIAM O THREAD TODO vale a pena. https://t.co/yh4Y36PTUf
— Marcelo de Carvalho (@MarceloCRedeTV) February 13, 2020
Mas o melhor presente que a Rede TV deu para Bolsonaro foi colocar o pernambucano Sikêra Júnior em rede nacional. Ele é um apresentador que cobre o mundo cão e que foi forjado na escola Datena de jornalismo — aquela que ajudou ao longo dos anos a disseminar a ideologia reacionária que hoje embala a extrema direita no poder. Sikêra usa a surrada fórmula televisiva que mistura jornalismo sensacionalista com humor vulgar. Esse modelo de programa infesta as tardes na programação televisiva do país. Além de reforçar diariamente a ideologia do “bandido bom é bandido morto”, o humor e o jornalismo do apresentador só trabalham com viés anti-esquerdista.
Assim como seu patrão, Sikêra não se furta em defender Bolsonaro das críticas da imprensa. A defesa do governo não é discreta, mas ostensiva. Em programa de outubro do ano passado, dedicou boa parte do programa repercutindo a narrativa bolsonarista e detonando a Globo.
Assim que o apresentador foi alçado à condição de nova estrela nacional da programação da Rede TV, a família Bolsonaro passou a compartilhar seus vídeos nas redes sociais. No começo deste mês, Eduardo Bolsonaro compartilhou um vídeo em que o apresentador comemora a morte de criminosos que trocaram tiros com a polícia.
Sikera 1.000 vezes! https://t.co/23ytZO2wGb
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) February 5, 2020
Depois foi a vez do presidente da República compartilhar outra vulgaridade de Sikêra. Cumprindo o script bolsonarista de ataque às minorias, o apresentador acusa duas mulheres lésbicas, que ainda eram apenas suspeitas, de terem matado uma criança. Ele ainda usou o fato para debochar das esquerdas e da luta contra a homofobia, usando termos conhecidos do glossário bolsonarista.
- Para onde estávamos indo...
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 8, 2020
- @sikerajr pic.twitter.com/Z44Xvl0rB1
Passado mais de um ano de mandato, a relação do governo de extrema direita com as emissoras de TV não poderia estar melhor. Tirando a Globo, que parece ser o único canal que pode dizer que está fiscalizando o governo Bolsonaro, mas que não chega perto daquela volúpia vista contra outros governos. Apesar de ter virado a grande algoz do governo na boca dos bolsonaristas, a agenda ultraliberal de Paulo Guedes acalma os ânimos da Família Marinho.
A relação promíscua entre o governo e as emissoras de TV não é uma questão de opinião, mas um fato confirmado pelo caso Wajgarten. Os empresários de TV estão com tanta moral com o presidente, que nessa semana se juntaram para pressioná-lo a dar mais verba. Wjangarten organizou uma reunião para que os empresários pudessem convencer Bolsonaro a voltar com os lucrativos sorteios de prêmios na TV. E convenceram. O presidente já está articulando uma medida provisória para atender o pedido dos seus aliados.
Os barões da mídia estão contribuindo para a naturalização e a consolidação do projeto bolsonarista de destruição da democracia. É importante lembrar que as TV operam sob uma concessão pública, mas desenham sua programação para atender interesses privados e difundir uma ideologia reacionária. Quando Bolsonaro disser que é perseguido pela mídia, lembre-se que quase todas as grandes emissoras da TV aberta estão ao seu lado. E lucrando muito com isso.
Correção, 23/2, 13h41: Uma primeira versão deste texto trazia erroneamente a informação que Sikêra Jr. era natural de Alagoas. Mas ele é pernambucano. O texto foi atualizado.
João, a Band pode ter o Datena e o Milton Cabeção apoiando o Bolsonaro, mas a ampla maioria dos demais jornalistas da casa fala sempre contra os desmandos do presidente. Acredito que a manchete ficou um pouquinho tendenciosa ao classificar a postura da empresa em função de alguns funcionários… ;-)
É que Datena e Milton Neves, não são nada desprezíveis em termos de audiência. Os demais são âncoras, não tanto de opinião e noticiam feitos e desfeitos.
No entanto, como a Band recebeu dinheiro para fazer campanha sobre a reforma da previdência, então por definição são aliadas do Governo, quando solicitado.
O jogo sempre foi este. Agora o dinheiro mudou de mão.
No passado, Edir Macedo bajulou Lula e Dilma, depois pediu a queda dela. Hoje a bola da vez é Bolsonaro. Depois será outro.
Nada muda neste país, só piora…
A globo lixo não devia ganhar um centavos dos bolsos dos brasileiros, eu vejo que eles já perderam também muitos patriocionadores, pq o povo não é burro,vivem em mentiras como tds eleições e perderam feio pra Bolsonaro,parabéns as outras emissoras qual tem na respeito e a internet que tem mais audiência que a lixo da globo 2022 acredito que este lixo que já está falido será extinta de ns Belo País,já estão tentando vender mais ninguém nem quer comprar,pois não vale nada talvez os prédios mais graves e lixos de programações fede não da nem pra ligar neste canal!!!!!!
Além de não entender o que lê, não sabe escrever o que pensa.
O mais impressionante que ainda tem gente defendendo esse governo lixo. Brasileiro adora um ‘sadomasoquismo’. Esse povinho que se diz cristão, mas por trás estão fazendo pior ou igual àqueles que não professam qualquer crença, esses que têm ‘f0dido’ com o Brasil. Se fizermos um resumo do governo: este quer entregar o país para ser administrado por estrangeiros, visto que a própria reforma da previdência, em seu texto original, previa o Regime de Capitalização (geraria mais lucro para bancos e empresas) que ainda quer ser implementado pelo ‘PG’, além de o próprio ministro ter demonstrado interesse em privatizar bancos estatais que geram lucro para o país. O emprego (subemprego) realmente têm aumentado, motorista de aplicativo, entregadores ifood, o informalismo nunca foi tão grande nesse brasil. Quando passamos pelas ruas vemos o retrato de um país falido, muita gente pedindo esmola, nos trens vemos artistas de rua como nunca vimos antes, “mas o progresso está aí.. o emprego tem sido gerado”. O governo geralmente tem cortado incentivos sociais e fomentado a iniciativa privada, com a leviana finalidade de geração de empregos, na verdade vai gerar mais lucro para os empresários e acionistas (e estes vão cortar mais os gastos para terem mais lucro). Em suma, o Brasil de hoje favorece quem é acionista, quem é empresário, para aqueles que são assalariados geralmente vão ter mais descontos em sua folha salarial e menos contrapartidas do governo.
A saúde tá uma merda, segurança também, difícil dizer o que presta nesse país, mas sempre tem aquela frase linda: Brasil acima de tudo e Deus acima de todos (alguém lembra ‘O Brasil que eu quero’), mas uma frase que seria mais adequada: Abandonem toda esperança, porque Deus não está aqui..
A esperança seria o povo, mas o próprio povo é condescendente, portanto, estamos fadados a uma tragédia que as proporções ainda serão colhidas daqui a 4 anos.. (isso se você não for acionista ou dono de emissora de tv, neste caso você estaria bem, caso continuássemos com esse governo de extrema direita, mas..)
Saúde tá uma merda, porque será hein? Ahhh tá, é porque o governo passado fudeu com nosso país! ?
Fui a terminal de autoatendimento de banco dentro de uma repartição federal… A doninha demorou o que me pareceu horas cutucando as teclas e consultando a lista de contas que tinha para pagar,,,quando saiu sentou num banco próximo para guardar os boletos e me aproximei; quando fui introduzir meu cartão na abertura apropriada vi que o cartão dela ainda estava no local…ao tirar o cartão dela e entrega la para minha surpresa foi um escândalo: porque eu estava com o cartão dela???????? O que tinha feito com ele???? Que ia chamar a policia….que isso não ia ficar assim….que eu ia pagar pelo que fiz…e etc…etc…
Nem me lembro como terminou o furdunço… mas certamente aprendi algo importante sobre essas desgraçadas…
Matéria fora de foco, uma vez que todos sabemos que a senhora Globo representa na política brasileira, e graças a DEUS apareceu alguém para “peitar” o monopólio global, principalmente nos que se diz respeito a política.??
Gostaria de saber onde estavam este jornalista e a rede Globo quando Lula e Dilma quase destruíram o Brasil.
Pra ser bem sincero, ele não se faz de perseguido…. ele é perseguido pelo grupo marinho. Leio notícias e vejo vídeos, e os unicos que só falam mal (e não pelo fato de realmente ser mal, mas pelo simples fato de querer desgastar uma imagem) é o grupo marinho e pessoas de esquerda extrema… e de muitos o que marcou pra mim, foi o Willian Bonner dando finalizando uma notícia que o Presidente chamou uma mulher de “JAPONESA”, foi o ápice do absurdo (kkkkkkkk). Ali vi que realmente, tinha perdido seu valor e sua credibilidade. E o Hulck agindo agora como futuro presidente, aaaa esse eu tô pagando pra ver. Não estou vivendo o atual governo, mais estou acopanhando e torço para que o BRASIL se reerga. Acredito em um país próspero. E se esse presidente não for condizente com o cargo, tiramos ele; mais isso só o tempo dirá!
Barões da mídia? Tirando a record e o sbt, estão, tanto a band como a redetv completamente falidas. A redetv então, precisa ser investigada sobre suas dívidas com a União. Excrecências!
Não concordo com nem tudo do nosso Presidente. Entretanto a Rede Globo puxa o saco de quem beneficia ela, não importa quem. Todo cidadão em perfeita facudade mental sabe q a Rede Globo sepre foi e sera politica sempre defendendo o q lhe convêm e manipulando a massa de manobra só q com a internete os “outrora” otários estão ficando sabido. A Globo não engana mais ninguém.
Sem dúvida e um balaio de gato ,mas a rede Globo tem os seus interesses como foi mencionado ,ou seja ou se rompe essa relação promíscua entre governo e o oligopólio da mídia ou todos iremos de mal a pior.??
O interesse da Globo é minar PT e Bolsonaro pra em 2022 eleger um candidato próprio
LUCIANO HUCK
texto primoroso e adequado.
Exilado interno
Primeiro li 1984, (Orwell) depois O zero e O Infinito, (Koestler) obras ficcionais sobre a vida sob o comunismo. Isso me levou a leituras de não ficção sobre o dia a dia das pessoas sob o totalitarismo mais cruel e absurdo que já existiu… Nessas leituras topei com a expressão e o conceito de exilado interno…individuo que não se adapta ao meio, que tem repulsa por sua sociedade mas não quer ou não pode imigrar por inúmeras razoes, geralmente por medo do que pode lhe pode passar se fracassar ou do que pode ocorrer a sua família se tiver sucesso (pq os médicos cubanos quase sempre voltam ao local de sua escravidão de depois de servir no exterior???) no comunismo as famílias são reféns e podem sofrer castigos piores que o próprio “perpetrador” … Os alemães orientais frequentemente levavam um tiro nas costas ao tentar pular o muro…os russos eram muito apegados as famílias, a cultura tradicional da mãe pátria. Alguns filmes bons retrataram esses personagens: o DR Jivago era um desses, o Edmundo Desnoes, autor do livro que deu origem ao excelente filme cubano Memórias do Subdesenvolvimento foi outro. Os comunistas principalmente no Brasil não desejam mais destruir o capitalismo já que aprenderam que essa é única forma de organização socioeconômica em que se pode viver, por ser a única que garante certo nível de democracia onde é possível respirar. E certamente a única forma de gerar as riquezas que eles tanto amam desfrutar,
Mas em muito setores (educação, política burocracia, estatal, cultura popular, justiça e mídia… e isso tudo é decorrência direta das escolas terem sido quase completamente aparelhadas pela esquerda) se tornaram dominantes e corromperam todo o pensamento de uma enorme parcela da população e das instituições.. E é isso que desejam: parasitar o capitalismo, pois, sendo os liberais covardes, esses se intimidam e cedem a sua chantagem e bravatas que ameaçam subverter a ordem democrática e destruir a economia, coisa que nunca lhes passou pela cabeça. Então em muitos aspectos eu sempre me senti como esses exilados internos, mantendo a menor interação possível com pessoas, entidades e instituições publicas ou privadas contaminadas com esse vírus do diabo.
Teu lugar é num manicômio
Que bosta de “matéria”: precisa ter MENOS de DOIS neurônios funcionais, para dar algum “crédito” a este troço cheio de FALHAS de informação. Se quiserem um texto que confronte, COM DADOS, esta porcaria, falem comigo. E, ao contrário do que a parcela BOVINA da Esquerda possa pensar (?),
NÃO sou partidário de Bolsonaro, não sou jornalista, mas graças à nossa tão decantada Era da Informação, NÃO é necessário ser um âncora do jornalismo, para confrontar aquilo que lemos aos FATOS.
Mas que esta matéria parece ter sido escrito por um porco com Parkinson, não há como negar…
Só o que me faltava, imprensa só é na TV ? E folha e esse site lixo ?
Ah, sim, TODO MUNDO tem que falar BEM DO MITO se não ele está sendo PERSEGUIDO pelos (grunhidos incompreensíveis).
Todo mundo já sabia da ligação dessas emissoras com o projeto de governo Bolsonaro por vários motivos: as notícias que dão, as opiniões de especialistas, a comida de rabo vergonhosa que Silvio Santos deu ao vivo na Scheherazade etc etc etc. Agora já esclareceu se o por que abdicaram de fazer jornalismo. São a imprensa mercenária. A verdade: Estamos a anos luz de uma imprensa livre independente e principalmente ” responsável”. Apesar de um leve entorno a esquerda ( pelo menos, porque imprede direita já temos em excesso), com certeza TIB responsabilidade tem de sobra.
Estúpido, a mídia que ele se refere é a dominante, que ainda pensa que não perdeu o monopólio..
Meu amigo, se o governo fosse realmente autoritário, fascista, etc como vocês dizem, vocês não existiriam! Esse governo é o governo mais democrático, correto e com valores morais que eu já vi nos meus 40 anos de vida! Governos autoritários já teriam mandado o exército na sua redação, e prendido todo mundo, larga mão de ser ingênuo! Ou Melhor, ingênuo não né, vocês na verdade são é ressentidos, por ter que sobreviver de alguns patrocínios de empresas esquerdistas, além de uma meia dúzia de leitores esquerdistas.. Bom deve ter mais uns pingados de direitistas como eu, que leiam vocês, só pra ver seu desespero e também pra ficar por dentro dos seus posts raivosos contra o governo da moralidade que dirige nosso país, e combatendo toda a vagabundagem que estava tomando conta do Brasil, e não venha me falar de Flávio, de milícia e os cambal, porque se Flávio for bandido mesmo, eu quero ele preso, eu não sou igual esquerdista tapado e alienado que mesmo esfregando as provas na cara dele, ainda vota e defende político corrupto, eu não tenho político corrupto de estimação. Bandido bom é bandido morto, pela polícia, de preferência protegida pelo excludente de ilicitude… Kkkk
O esquerdismo atualmente é somente um puxadinho do
Feminismo, e é praticado por dois tipos de eunucos: Feministas e homens que
tiveram as bolas extraídas por elas.
Para se sentirem moderno e “sensíveis”…
Por qual razão isso acontece? Simples…. Essas criaturas
somente desejam parasitar o sistema produtivo que lhes dá espaço para isso,
pois os liberais acovardados preferem sustenta-los em instituições “culturais”,
sistema de ensino, burocracia estatal, jornalismo e um vasto etc… Para que
supostamente não façam maior estrago na economia de verdade já que são
incapazes de qqr atividade produtiva. E eles mesmos ( a antiga “ esquerda”) criam a classe a que
pretendem representar, já que as atividades culturais permitem isso.
Minha capacidade leiga, não conseguiu entender bem o que você disse, mas acho que na prática, você disse que hoje a esquerda se resume a uns 30% de brasileiros com baixo nível intelectual facilmente manipulável pelos intelectuais dos partidos de esquerda! Tipo como uma vanguarda pra conseguir votos, pra manter seus deputados, senadores, vereadores e etc no poder. Porque numa eleição onde a maioria é necessária, como presidente, governadores, prefeitos, eles (esquerda) com exceção do nordeste, já não conseguem eleger mais ninguém! É isso?
Esquerda existe em todas democracias capitalistas, ate nos EUA. Se voce nao gosta de democracia vai viver na Coreia do Norte, retargado!
Mas o seu milagroso Bolsonaro Pai é bandido também, isso já ficou comprovado. Só alienado não quer enxergar. Lembra da Val do Açaí? Só para ficar em um exemplo remoto. Pois é. Você quer o seu mito paladino da moralidade morto também?
Uau, puta merda, o bolsonaro supostamente pagava salário pra Val fantasma, que horror, quebrou o país né..a roubalheira do governo passado não chegava nem aos pés do salário sa Val né kkk, poxa vida, pagar salário pra Val fantasma, acabou com nossas estatais, fudeu com nossos empregos, 13 milhões de desempregados, meu Deus do céu, como a Val pode ser tão cruel, quebrou milhares de empresas, jogou milhares de pessoas na miséria, matou milhares de pessoas nas filas do SUS.. Definitivamente, bolsonaro é um canalha por deixar a Val destruir nossa economia
Seu ídolo Bozo é um miliciano corrupto. A direita no Brasil é um fracasso. Fizeram mais uma cagada.
Isso, ele é corrupto mesmo né, só que não foi ele que fudeu com nossas estatais, fudeu com nossa economia, não foi ele que deixou milhões morrerem nas filas do sus, não foi ele que gerou 13 milhões de desempregados, não foi ele que embolsou bilhões dos nossos cofres, haa tá, mas ele é o corrupto né, o outro lá é um santinho!!
Creio que haja mais ataque do que defesa. A mídia ainda é tendenciosa. Só não podem achar que o povo é idiota.
TV Globo é Globo ! As outras emissoras todas juntas não tem a qualidade de programação da Globo ! Votei em Bolsonaro mas nem por isso vou deixar de assistir a Globo ! Claro que as outras emissoras estão levando vantagem ,senão estariam iguais a uns cães selvagens acuando suas presas !
De fato Faustão, Ana Maria, Fátima Bernades, big brother…tudo programa de extrema cultura….estou sendo irônico, que fique bem claro.
Nossa, que qualidade…