Cecília Olliveira

Cecilia Olliveira é jornalista, pós graduada em Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Cursou Políticas de Drogas, VIH y derechos humanos, pela Intercambios Asociación Civil e La Cobertura Del Narcotráfico, pela University of Texas in Austin e Latin American Advocacy Fellowship Program on Drug Policy Reform, como bolsista da Open Society, em Londres.

É Diretora fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI. Foi consultora da Anistia Internacional, onde atuou como pesquisadora e desenvolveu o Fogo Cruzado, Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada em quase 50 cidades no Rio, Bahia e Pernambuco.

Foi ainda consultora de comunicação da LEAP Brasil e assessora de comunicação do PRVL (Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens), uma Iniciativa do Observatório de Favelas realizada em Conjunto com o UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenou a equipe de comunicação da Redes da Maré, editorando o jornal Maré de Notícias. Foi finalista do Prêmio Repórteres Sem Fronteiras para a Imprensa de 2020, que celebra vozes intrépidas e corajosas na mídia global.