
Cecília Olliveira
Cecilia Olliveira é jornalista, pós graduada em Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Cursou Políticas de Drogas, VIH y derechos humanos, pela Intercambios Asociación Civil e La Cobertura Del Narcotráfico, pela University of Texas in Austin e Latin American Advocacy Fellowship Program on Drug Policy Reform, como bolsista da Open Society, em Londres.
Foi consultora da Anistia Internacional, onde atuou como pesquisadora e desenvolveu a plataforma de dados sobre violência armada Fogo Cruzado, hoje gerido pelo Instituto Update. Foi ainda consultora de comunicação da LEAP Brasil e assessora de comunicação do PRVL (Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens), uma Iniciativa do Observatório de Favelas realizada em Conjunto com o UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenou a equipe de comunicação da Redes da Maré, editorando o jornal Maré de Notícias.
Como nasce um miliciano: a trajetória de um ex-PM, da farda ao crime
Como um PM do Rio se tornou um miliciano após ser expulso da corporação por uso ilegal de armas e dirigir sem habilitação. E a história repete o que ocorria com os grupos de extermínio.
A guerra é contra as drogas, mas quem morre são meninas negras como Emilly e Rebeca
A decisão do Brasil de ir contra a reclassificação da maconha deixa claro que a posição do governo atual é manter certos grupos sob controle – no caso, os negros e pobres brasileiros.
Laudos mostram que Taurus modificou armas sem autorização do Exército – e as pistolas falharam
Alterações, mostram documentos, ocasionaram acidentes e até mortes.
Apartheid à brasileira: como a falácia da democracia racial escondeu o racismo das leis
No Brasil, a gente caiu no conto da democracia racial, um mito popularizado pós-período escravagista. Enquanto isso, aprovamos leis racistas cujos reflexos são sentidos diariamente.